Como identificar o grupo do usuário

Uma estratégia de vendas bem interessante, principalmente porque pode ser trabalhado com técnicas de remarketing é a possibilidade de separar seus clientes em grupos.

O mais comum – e talvez mais antigo – modelo de separação se faz entre clientes do atacado e clientes do varejo.

No Magento temos por padrão 4 (quatro) grupos pré-definidos:

General
Not Logged In
Retailer
Wholesale

Que podemos entender como Comum, Visitante, Revenda, Atacado.

Identificação automática

Depois que organizamos nossos usuários por grupos, talvez você tenha interesse em criar promoções exclusivas para clientes com ticket médio superior à R$ 300 reais, ou customizar preços de unidades para empresas que compram no atacado.

O interessante é que tudo isto já está pronto no sistema, como você pode reparar na hora de cadastrar o preço de um produto:

preço por grupo

Ou na hora de criar uma regra de preço e/ou regra promocional:

regra por grupo

É difícil de encontrar, mas alguns módulos de terceiros também poderiam fazer esse controle de grupos para alterar o comportamento conforme grupo do cliente.

Identificação manual

Infelizmente esse controle de grupos do Magento é bem limitado, pois funciona apenas em determinadas situações – como mencionado anteriormente.

Se você quiser exibir um banner para determinado grupo de clientes ou criar uma página exclusiva para revendedores, vai precisar fazer esse controle em outro nível. Como por exemplo em php (phtml):

getCustomerGroupId();
$grupo = Mage::getModel('customer/group')->load( $idgrupo );
switch ($idgrupo) {
    case 0:
        echo "E ai forasteiro ".$grupo->getCode().", que tal fazer um cadastro por aqui?";
        break;
    case 1:
        echo "O seu grupo de ".$grupo->getCode()." tem muita sorte.";
        break;
    case 2:
        echo "Quanto mais ".$grupo->getCode().", melhor!";
        break;
    default:
        echo "De que grupo voce veio?";
}
?>

Com esse código você pode identificar os tipos de grupos que tem cadastrado na loja e tomar uma decisão baseado no ID de cada grupo.

Essa segmentação é extremamente importante para que você oferecer o máximo de customização para seu clientes aumentando assim a relevância da informação para eles, e melhorando por consequência o seu ROI.

Sucesso!