Emails de Transação no Magento

Vamos conhecer um pouco melhor os email’s de transação do Magento. Essa funcionalidade pouco explorada e comentada da ferramenta. E por isso mesmo, muitas vezes mal utilizada.

Mas para isso, eu preciso introduzir um pouco do conceito de emails transacionais antes de apresentar sua configuração e correta utilização.

O que define transação?

trans-ação – Uma ação que ocorre “após” ou “através de”. Como uma operação  comercial, uma compra/venda/empréstimo de jogadores entre clubes, um acordo jurídico, etc.

separação silábica: tran-sa-ção

No Magento ações como, o cadastro de um cliente, uma compra finalizada, a recuperação de uma senha, um contato online, o cancelamento de um pedido, são consideradas transações de sistema.

Para cada uma dessas ações (transações) citadas acima, é disparado um email para o lojista e/ou cliente, informando sobre a situação (status) da operação.

Os modelos de email’s

Junto com o download da melhor tradução Magento CE português Brasil, além dos arquivos CSV traduzidos, o pacote contêm também um conjunto de modelos de email de transação igualmente traduzidos. Veja em:

locale > pt_BR > template > email

Esses modelos NÃO devem ser alterados. Pelo menos não da forma como a maioria vem fazendo. Assim como não é recomendado alterar o core do sistema, e os arquivos csv da tradução, também não é recomendado alterar o html destes emails no diretório supra citado.

Como personalizar seus emails

Você pode…. corrigindo…. você deve personalizar seus emails de transação.

Muita gente comete o erro de alterar os arquivos de email direto na fonte, porém, um número ainda maior de usuários comete o erro de não alterar nada,  simplesmente usam os emails da forma como foram criados.

Esses emails são apenas modelos pré-formatados, que devem servir de exemplo para a criação dos emails personalizados da sua loja. No seu backend vá em:

Sistema > Emails de Transação [ Criar Template ]

Veja a lista de modelos disponíveis em “Objetivo do Email“. Neste exemplo vamos usar o “Nova conta“. Mantenha o idioma em “português (Brasil)” e clique em [ Carregar Template de Email ].

A tela será carregada com conteúdo do modelo, e estará pronta para edição. Onde você pode editar o assunto e o corpo do email. Único detalhe a ser observado é o campo Nome, que deve ser sugestivo/informativo, pois iremos precisar dele mais adiante.

Faça as alterações que considerar relevante e clique em salvar.

Ativando o novo email

Você criou um novo modelo de email a ser utilizado pelo sistema, e agora precisa informar ao Magento que deseja utilizar este novo email. Mas como eu vou saber onde fica essa configuração?

Logo acima do nome que você deu ao modelo, tem o campo “Usado como Padrão Para“. Este campo indica onde você deve fazer a configuração.

No exemplo apresentado, precisamos acessar o menu:

Sistema > Configuração > Clientes - Configurações [ Opções ao Criar Nova Conta ]

Veja que existe um campo chamado “Email Padrão de Boas-Vindas“. Onde você informa o modelo de email que deseja utilizar. Então basta selecionar o nome do modelo criado e salvar.

Basicamente é isso. Sempre que você criar um novo modelo de email, você precisa informar ao sistema que deseja utilizar este novo modelo. Agora é hora de testar suas alterações.

Outro exemplo com modelo de email de contato você encontra aqui no post Formulário de Contato Personalizado.

Sucesso!