MENU

Comments (0) Magento, O Básico

Como Instalar o Magento

Então você leu o post “O que é Magento?” e decidiu instalar uma versão Community? Vejamos o que você precisa saber antes de sair clicando por aí, e assim evitar problemas.

Onde instalar

Se você vai instalar o Magento pela primeira vez, provavelmente pretende realizar diversos testes. Nesse caso deve instalar na sua própria máquina ou no servidor interno da empresa em que trabalha.

Então vale lembrar que você precisa de alguns softwares que compõem a estrutura de um servidor. Como o Apache, o MySql e o PHP. Existem alguns pacotes como LAMP, WAMP, MAMP, e XAMPP que fazem essa instalação de forma simplificada. Assim você cria seu ambiente de testes e desenvolvimento em localhost e configura o servidor a sua maneira.

Mas talvez você queira instalar o Magento em um servidor online. E naturalmente vai contratar uma hospedagem compartilhada para testar o sistema, o que é um péssimo começo.

O Magento não deve ser instalado em uma hospedagem compartilhada. Se você quer testar em um servidor online, contrate no mínimo um VPS (virtual private server). Sendo recomendado para grandes lojas utilizar em ambiente de produção ao menos um servidor dedicado ou cloud.

Hospedagens recomendadas

Dreamhost – É a escolha de muita gente que esta começando com Magento. Possuem os planos VPS e Dedicado que antendem muito bem o Magento. Suporte bem qualificado e pode ser pago via Paypal. [ dreamhost.com ]

Rackspace – Especializada em hospedagens cloud (nas nuvens), empresa americana que utiliza tecnologias de ponta, e conta com uma equipe técnica de brasileiros que conhecem bem o Magento. [ rackspace.com ]

HostGator – Tem a vantagem de possuir servidores no Brasil e contar com atendimento em português. Já vi muitos elogios ao atendimento deles. [ www.hostgator.com.br ]

Veja um post exclusivo sobre hospedagens para Magento em: As Melhores Hospedagens para Magento.

Pré-requisitos

Muita gente simplesmente ignora o fato de que o sistema exige alguns pré-requisitos para rodar.

Antes de contratar uma hospedagem, veja se ela atende aos pré-requisitos do sistema. Esses pré-requisitos podem ser vistos no site oficial em:

www.magentocommerce.com/system-requirements

São basicamente bibliotecas que devem ser habilitadas ou desabilitadas, versões de softwares e memória.

Se estes pré-requisitos forem ignorados, o seu sistema vai apresentar problemas durante (ou após) a instalação. DE CERTEZA.

Como instalar

Existem três maneiras de instalar o Magento CE. Que podemos caracterizar como simples, normal, e avançado.

No final todos terão o mesmo resultado. Então entenda um pouco a diferença entre elas para fazer sua escolha.

No momento em que você entra no site da Magento Inc. para fazer o download do sistema em www.magentocommerce.com/download. Você encontra as opções Full Release e Downloader da versão Community Edition (CE).

Modo Simples – Esse seria a opção Downloader disponibilizada no site oficial. É uma versão resumida do pacote de instalação. Nesse caso, no momento que você iniciar a instalação do sistema, ele vai realizar o download automaticamente dos demais arquivos do sistema.

Modo Normal – A forma mais conhecida de instalar qualquer sistema, seria a opção Full Release disponibilizada no site. Onde você baixa o sistema completo, com todos os arquivos compactados. Assim basta descompactar em qualquer computador e iniciar a instalação (independente de conexão com a internet).

Modo Avançado – Avançado porque exige a digitação de comandos por SSH. Mas se você tem experiência com prompt de comando vai adorar esse modo de instalação, pois é uma instalação turbo. Em poucos segundos todos os arquivos estarão no seu servidor prontos para serem executados.

Continue estudando…

Agora que você entendeu como deve ser feita a instalação, escolha um dos links abaixo para ver o passo-a-passo de cada opção.

Instalação passo a passo do Magento CE 1.7.x via Downloader

Instalação passo a passo do Magento CE 1.6.x com SSH

Instalação passo a passo do Magento CE 1.4.x por Full Release

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.