O que é Magento?


Você está lendo:

O que é Magento?

Este post foi marcado como:

Magento esta virando sinônimo de comércio eletrônico, quando se fala em e-commerce, se fala em Magento.

Por isso mesmo, muitos profissionais, empreendedores, lojistas, quando querem imergir no mundo do comércio eletrônico acabam ouvindo falar sobre o Magento. Mas afinal, o que é esse Magento?

O Conceito

Magento é uma plataforma de comércio eletrônico, ou seja, um aplicativo web. Um programa que executa todas as rotinas básicas de um e-commerce.

É um sistema modularizado, onde cada módulo é responsável por um conjunto de ações. Existe o módulo "carrinho de compras", tem o módulo de pagamentos, o módulo de controle de estoque, o módulo de clientes, o módulo de pedidos... e assim por diante.

Então se você precisar de alguma funcionalidade que não existe no sistema, basta criar um novo módulo e plugar ao sistema. Essa é uma das razões do enorme sucesso do Magento.

A História

A Varien, uma empresa de softwares da califórnia (eua), criou em 2007 entre outros tantos programas, o Magento Ecommerce.

Em 2008 a Varien lança oficialmente o Magento, que mais tarde se populariza como Magento Community Edition (CE).

O software fez tanto sucesso, que os stakeholders resolveram criar uma nova empresa chamada Magento Inc. Com isso vieram novas versões do sistema, versões gratuitas (Community) e versões pagas (Enterprise).

Em 2011 a Magento Inc começou a receber investimentos de grandes empresas, até que a gigante eBay resolveu comprar tudo. E agora o Magento faz parte da iniciativa X.Commerce da eBay.

As Versões

Pra quem esta começando agora, realmente fica confuso navegar no site oficial do Magento e ver diversas opções de sistema. Obviamente é de interesse da Magento Inc promover seus produtos pagos, deixando o Magento CE ofuscado.

Então entenda que...

Magento U - Não é sistema. Você não baixa uma versão do U. Esse "U" vem de University. É um programa de treinamento oferecido pela equipe da Magento.

Magento GO - Um modelo simples e prático. É um aluguel de loja. A Magento Inc oferece a hospedagem, a instalação, o suporte, em troca você paga uma mensalidade. Esse modelo será descontinuado em 2015!

A vantagem é que é barato, e você não precisa se preocupar com muita coisa de início. Vai cadastrar seus produtos e começar a vender. Pra quem esta começando agora no comércio eletrônico, é uma boa escolha.

A desvantagem é que é limitado, você não tem a mesma liberdade que teria com a versão CE ou EE. Por enquanto é voltado apenas para o mercado americano e europeu, então não é preparado para o nosso mercado brasileiro. E assim que sua loja começar a crescer, eles vão lhe empurrar a versão Enterprise.

Veja preços e características do Magento GO clicando aqui.

Magento Enterprise - O Enterprise seria a versão de luxo da Community. Possui maior poder de processamento, melhor controle de cache, maior segurança, funcionalidades administrativas mais interessantes, suporte especializado da própria Magento, etc. Obviamente indicada para grandes empresas.

Para utilizar essa versão paga, que possui valores iniciais por volta de U$14 mil dólares ao ano. Você vai precisar do apoio e orientação de um time especializado. A Magento lista em seu site o nome de diversos parceiros oficiais para este tipo de serviço, os Certifies Partners.

Magento Community - A versão mais conhecida, divulgada e adotada pela comunidade de desenvolvedores de todo o mundo. É a versão com código-fonte aberto e distribuida gratuitamente. Possui incontáveis módulos gratuitos e pagos para turbinar e personalizar sua loja.

Por ter código-fonte aberto, é capaz de atender a quem esta começando, assim como os grandes players do mercado, desde que você tenha pessoas qualificadas para administrar a ferramenta.

Espero que você tenha prestado bem atenção ao que eu acabei de falar. Qualificação! É essencial para utilizar o sistema.

O Poder

Mas existem outras ferramentas de comércio eletrônico na internet com código-fonte aberto e gratuitas, por que escolher o Magento?

Primeiro por sua estrutura. O Magento foi muito bem pensado, então a escolha das tecnologias para o desenvolvimento foi essencial para o sucesso da mesma. Utilizando o framework Zend em PHP, dentro de padrões como MVC, com banco de dados MySQL e padrões EAV, html e css dentro de padrões Tableless, comandos javascript utilizando frameworks, configurações em XML, internacionalização, etc.

Além de estar totalmente de acordo com técnicas de otimização de páginas SEO. Os módulos básicos do sistema são poderosos, com controle de estoque, sistema de backup, importação/exportação de produtos, integrações de pagamento, formas de entrega, controle de clientes com históricos, pedidos, estornos, faturas, promoções, grupos, regras, vendas cruzadas, etc, etc, etc...

O que já seria suficiente para escolher o Magento. Mas ainda tem a forma como foi modularizado, permitindo que você crie extensões e personalize a loja, criando algo único na internet... como não escolher o Magento?

Alguns servidores recomendados para hospedar o Magento:

Nexcess - Rackspace - Hostgator - UolHost

O Futuro

O futuro de qualquer coisa é incerto, e por isso mesmo temeroso. As mesmas preocupações sobre o futuro do Magento poderiam ser as preocupações de outros sistemas de comércio eletrônico.

A compra da Magento Inc pela eBay causou uma preocupação. Que planos teria a eBay para a continuidade do sistema?

Será que um dia o Brasil terá a mesma relevância dos países da união européia? Atraindo assim a atenção da Magento Inc, já que atualmente somos bem ignorados nas ações de marketing da empresa.

Vale a pena como desenvolvedor investir em uma certificação Magento? E como empresa, vale a pena ser um parceiro certificado?

As próximas versões do Magento prometem surpreender. Tornando mais fácil e prática a vida de toda comunidade envolvida com Magento. Mas será que continuarão líder de mercado por muito tempo?

Só nos resta aguardar e estudar muito.

Sucesso!

Junte-se ao Clã

Você está sendo recrutado para o clã do Mario SAM.
Faça parte do maior grupo de usuários Magento da face da Terra.

Compartilhe este post...

twitter

0

...e ganhe pontos!

facebook

0

...e ganhe pontos!

google+

0

...e ganhe pontos!

Junte-se ao clá e acumule pontos

Criar Conta