Resumão das Certificações M2

Escrito por Mario SAM

Chegou o momento de revisarmos os pontos mais importantes de cada uma das certificações oficiais oferecidas pela Adobe em seu sistema de cor Magenta.

Aliás, estou me referindo as certificações para profissionais, e não as certificações para empresas – que são outra história (e também dependem destas individuais).

Os Destaques

Se você observar bem, cada prova possui um código numerado sequencial, então seguiremos esta mesma ordem.

AD0-E700 :: Adobe Certified Expert – Magento Commerce Business Practitioner
Uma certificação de “entrada” por assim dizer, pois serve para todos os profissionais que atuam com a ferramenta, seja você um programador, gerente, suporte, vendas, ou marketing. O foco desta prova é a administração dos recursos nativos.

AD0-E701 :: Adobe Certified Expert – Magento Commerce Front-End Developer
Para quem atua com foco no frontend, ou seja, HTML, CSS (com LESS), XML (para configurações), e muito Javascript (e seus frameworks). O foco é maior no desenvolvimento de temas e templates.

AD0-E702 :: Adobe Certified Professional – Magento Commerce Developer
A prova para quem começou a desenvolver plugins e módulos para o M2. É preciso entender tudo que o sistema já oferece para saber como customizar os recursos, e entender todas as práticas e padrões envolvidos no framework.

AD0-E703 :: Adobe Certified Expert – Magento Commerce Developer
Parece igual à anterior não parece? Pois então… é praticamente uma continuação da AD0-E702 mesmo. Mas agora com perguntas mais difíceis, com uma exigência maior nas questões de desenvolvimento e performance. Ambas as provas são pensadas nos profissionais que querem se especializar em backend.

AD0-E704 :: Adobe Certified Master – Magento Commerce Architect
Na teoria, podemos dizer que esta prova é uma continuação natural para quem domina todas as anteriores. Pois é pensada para profissionais com grandes responsabilidades, já que são líderes técnicos, que atuam na tomada de decisões de arquitetura, infra-estrutura, comunicação assertiva com clientes, e construção do projeto em si.

AD0-E705 :: Adobe Certified Expert – Magento Commerce JavaScript Developer
O M2 elevou o nível de complexidade no controle de objetos e eventos do frontend, a ponto de precisar qualificar ainda mais os desenvolvedores frontend que atuam com javascript. Nessa prova você precisa entender toda arquitetura JS do sistema, além de compreender bem os frameworks Jquery, RequireJs, e KnockoutJs.

AD0-E706 :: Adobe Certified Expert – Magento Commerce Cloud Developer
A adobe possui uma versão do M2 “Enterprise” na nuvem, gerenciado por eles, com suporte oficial, e com um fluxo de trabalho próprio, cheio de regras que precisam ser estudadas e dominadas. Você vai precisar estudar bastante coisa sobre infra estrutura de ambientes cloud.

AD0-E707 :: Adobe Certified Expert – Magento Commerce Order Management Developer
Essa prova foi removida no início de 2021.
Ela tinha foco na integração de sistemas, o uso de APIs, REST, e todo tipo de comunicação entre dois sistemas, basicamente como consumir recursos do M2.

Os Valores

A maioria das provas custa (no momento em que este post foi escrito) o valor de U$ 295 dólares, e são de nível Expert.

A prova mais barata custa U$ 195 dólares, e é a única de nível Professional, ou seja, AD0-E702 para desenvolvedores Backend.

A mais cara custa U$ 395 dóalres, de nível Master. Prova AD0-E704 para arquitetos.

Empresas que são parceiras oficiais da Adobe possuem desconto de 33% nos vouchers.

Para comprar seu voucher:

Dificuldade

Cada prova possui uma exigência diferente para aprovação. O que eu percebi, é que, conforme a prova vai ficando mais difícil… menor é a pontuação necessária para passar. Considerando que todas possuem 60 questões, são necessários:

38 acertos – AD0-E701, AD0-E704, AD0-E705, AD0-E706
39 acertos – AD0-E703
41 acertos – AD0-E700, AD0-E702, AD0-E707

Mas essa também é uma questão difícil de medir, pois talvez você já tenha muita experiência e conhecimento com cloud ou javascript, e considere estas provas mais fáceis.

As poucas vezes que eu tive oportunidade de fazer um simulado – tanto no M1 quanto no M2 – sem ter estudado nada para as provas (de frontend, de developer, e plus developer), usando apenas minha experiência do dia-a-dia, eu consegui aprovação. Mas sempre foi por muito pouco, por exemplo, tinha que fazer 67% e eu fazia 69%.

Estudando com foco na prova (mais a experiência), na prova real, valendo certificação, eu obtive 98% e 99% de acerto. Mas ainda sim, não considero que seja algo fácil não. É melhor você estudar, treinar, e concentrar no objetivo (todas as provas são em inglês).

Onde fazer a prova

Normalmente as provas (de qualquer certificação) são realizadas em centros autorizados. Eu fui em alguns centros autorizados fazer prova (tanto da cor Magenta, quanto de Java), e basicamente são “escolas” de tecnologias, com salas projetadas para cursos e provas, ou seja, você senta na frente de um computador, fica isolado, e possui câmeras vigiando seu comportamento.

No entanto, estes centros autorizados são difíceis de manter, logo, são difíceis de encontrar (eu sempre precisei viajar para fazer as provas). Por isso, também é possível realizar a prova online (de casa ou do escritório), desde que você atenda todos os requisitos de segurança para a prova, que são basicamente o que foi descrito acima: ficar isolado, na frente de um computador, com câmeras apontadas para você.

Encontre um centro autorizado: https://home.psiexams.com/#/scheduling/schedule-test;eligibilityCode=AADJPQGQ;testCode=BMY5NXDH;redirectTo=test-details;activeDeliveryMode=EC0101;bypassRule=false;isProctorExam=true;payAfterSchedule=undefined

Acesse o link acima, faça login na sua conta da Adobe, selecione uma prova, depois vá em “schedule exam” e procure um centro autorizado perto de você (no meu caso não existe nada perto).

Como estudar

Cada prova possui seu guia oficial de estudos, que eu descrevi nos artigos aqui do blog. Então, se você vai fazer a prova de front-end, e no guia diz que vai cobrar padrões de código… escreva alguns códigos para praticar e conhecer os padrões (analisar o código do M2 também ajuda). Ou seja, pratique o que está no guia.

A MagentoU (empresa oficial da certificação) oferece diversos cursos preparatórios, geralmente custam entre U$ 2.700 à U$ 4.300 dólares (eu sei, eu sei.. quem dera poder pagar esses valores). Aproveite e siga também no twitter, você pode pescar um desconto nos vouchers qualquer hora dessas: twitter.com/magentou

Simulados e livros focados na certificação são sempre boas opções, mas eu não tenho nenhum para poder recomendar agora.

Por fim, procure estudar e fazer os cursos (grátis e pagos) disponíveis na internet, como:
Magenteiro
Udemy

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Graduado em Web Design e Programação, com pós-graduação em Gestão de Projetos e TI, MBA em Marketing, Mestrado (incompleto) em Comércio Eletrônico e Internet, Estudante de Educação Física e faixa-preta em Taekwondo. Também possui as certificações Google Analytics, Sun Java Certified, Magento Developer e a Magento Front-End Developer.

Magento FrontEnd Developer Certification  Magento Developer Certification