Certificação para Frontend Developer M2

Escrito por Mario SAM

Se você já tentou alterar um pequeno trecho de código em uma loja de cor Magenta, já deve ter percebido que não é tarefa para iniciantes. O sistema de templates pode ser algo complexo e traiçoeiro. Por isso é importante validar seus conhecimentos em frontend se você deseja ter um reconhecimento neste mercado.

AD0-E701 – Frontend Developer

Antes conhecida como M2 Certified Front End Developer, agora é oficialmente Adobe Certified Expert – Magento Commerce Front-End Developer.

Nessa prova são diversos conhecimentos testados, desde html, css, javascript, frameworks (como LESS, jQuery, RequireJS, KnockoutJS), xml, configurações de páginas no admin, instalação de temas, internacionalização, controle de cache, criação de novos temas, controle de páginas específicas, blocos, CMS, widgets, e por ai vai.

Caso queira se tornar um Dev FrontEnd completo, recomendo que veja também a certificação AD0-E705 para Javascript.

Informações

Os dados abaixo foram obtidos na data de publicação deste artigo, logo, podem sofrer alterações no futuro.

Pré-requisitos: Nenhum
Idioma: Inglês
Número de questões: 60
Duração: 120 minutos
Nota para aprovação: 63% (equivalente a 38 acertos)
Preço: $295 USD

Parceiros oficiais da Adobe possuem um desconto em todas as certificações de 33%.

É possível realizar a prova em um centro autorizado, ou remotamente (se você cumprir todos os critérios).

Conteúdo da prova

No guia oficial, temos a descrição de alguns tópicos que caem na prova, vejamos alguns deles:

Seção 1 – Criar Temas (7% – aproximadamente 4 questões)
Para criar um tema no M2 você precisa seguir alguns padrões de diretórios, criação de arquivos, estruturas, e entender a diferença entre as áreas: adminhtml/base/frontend.

Seção 2 – Configurações do Sistema (7% – aproximadamente 4 questões)
Na área Admin do M2 temos diversas opções de configuração que afetam diretamente o tema. Agendamentos, fallback, extensões. Importante saber como configurar.

Seção 3 – O XML dos Temas (18% – aproximadamente 10 questões)
Os temas e templates são formados por XML’s. Por isso é importante entender os elementos chaves, a sobreposição de configuração, a diferença entre bloco e container, e as possíveis customizações de aparência.

Seção 4 – Customizando Arquivos (8% – aproximadamente 5 questões)
Como sobrescrever um arquivo de layout do sistema sem afetar a base. Padronização de código (clean code), e como trabalhar com variáveis de ambiente e blocos dinâmicos.

Seção 5 – Deploy de Arquivos Estáticos (5% – aproximadamente 3 questões)
Conhecer os diferentes tipos de deploy do sistema e saber como afetam o backend e o frontend. Saber trabalhar com LESS e CSS.

Seção 6 – Customizando Javascript (17% – aproximadamente 9 questões)
Saber como incluir javascript nas páginas, entender a dependência entre componentes. Conhecer e entender o funcionamento do jQuery, RequireJS e KnockoutJS.

Seção 7 – Customizar o Look and Feel (8% – aproximadamente 5 questões)
Este tópico aborda de maneira mais profunda os entendimentos sobre LESS e CSS. Saber trabalhar com importações, variáveis, e como tudo isso é processado.

Seção 8 – Customizando Páginas Específicas (22% – aproximadamente 13 questões)
Essa área aborda muitas configurações que são realizadas pelo admin do sistema. Configurações de layout dos emails, da conta do usuário, blocos estáticos de CMS, widgets, páginas de categorias, página de produtos. Se você já possui a certificação AD0-700 Business Practitioner provavelmente já está preparado para esta seção.

Seção 9 – Internacionalizando Páginas (5% – aproximadamente 3 questões)
O M2 possui um sistema bem completo de tradução, podendo ser feito por arquivo CSV ou por banco de dados. Além de saber como fazer tais traduções, é preciso saber como aplicá-las nos arquivos phtml, nos emails, em componentes, em javascripts, etc.

Seção 10 – Processamento (3% – aproximadamente 1 ou 2 questões)
Basicamente entender os comandos CLI do sistema para forçar reindex, limpeza de cache, flush. E entender as diferenças de processamento de cache quando se usa ambiente de produção e de desenvolvimento.

Exemplo de pergunta

Question

Which three properties are set in theme.xml?

A. Title of a theme.
B. Composer package version.
C. Theme area: frontend or adminhtml.
D. Theme preview image.
E. Parent theme

Resposta: A, D, E

Se você conseguir as perguntas do simulado, entre em contato, talvez eu possa criar um conteúdo bem interessante com isso.

Onde estudar

O site oficial de cor Magenta recomenda que você faça alguns cursos preparatórios antes de tentar a prova, como:

Magento 2 Frontend for developers course (3 dias) sem valor anunciado

Não lembro exatamente agora de um curso voltado exclusivamente para a construção de temas em M2 que abordem tantos aspectos. Mas no site do Magenteiro você encontra diversos cursos (grátis e pagos) que abordam vários dos aspectos necessários para esta prova. Vale a pena conferir.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Graduado em Web Design e Programação, com pós-graduação em Gestão de Projetos e TI, MBA em Marketing, Mestrado (incompleto) em Comércio Eletrônico e Internet, Estudante de Educação Física e faixa-preta em Taekwondo. Também possui as certificações Google Analytics, Sun Java Certified, Magento Developer e a Magento Front-End Developer.

Magento FrontEnd Developer Certification  Magento Developer Certification