Aprenda a usar o Admin do M2

Escrito por Mario SAM

A área administrativa do M2 possui diversas ferramentas poderosas para o dia-a-dia do seu e-commerce. O problema é que muita gente desconhece, ou usa de maneira equivocada, deixando de aproveitar o potencial máximo do sistema.

O que eu preciso saber?

Que bom que você perguntou! Inicialmente, considerando que você já tem o sistema de cor Magenta instalado (não vamos falar da parte técnica), existem conceitos básicos que você precisa entender e conhecer para otimizar sua loja.

Usuários e permissões do Admin

Isso afeta diretamente a segurança e performance da sua equipe. Aprenda a criar novos usuários e grupos com diferentes níveis de acesso.

Cache e Indices

O sistema de cor Magenta possui seu próprio controle de cache (para arquivos) e índices (para dados/tabelas). Se você errar nesta configuração, terá muitos problemas de performance e/ou dados inválidos.

Localização (Brasil)

O M2 foi feito por uma empresa americana, pensando na realidade do mercado deles (e talvez no mercado europeu). Isso significa que idioma da loja, moeda, meios de pagamento, frete, nada disso vem pronto. Você precisa fazer vários pequenos ajustes para deixar sua loja funcionando em português. Tem ideia de quais são estas configurações?

Produtos e Categorias

Esse talvez seja o calcanhar de Aquiles de muita gente que utiliza o M2. Pois parece algo simples e fácil de fazer, por isso mesmo acaba sendo negligenciado e feito de qualquer maneira (sem validações). Acontece que, TODO o sistema vai rodar em cima destas configurações, suas vendas, suas promoções, suas regras de visualização por grupos, seus cálculos de frete, vendas agrupadas, brindes, enfim, tudo depende das configurações realizadas nos produtos e seus atributos… então por favor, tome muito cuidado nessa etapa.

Regras e Promoções

Uma das ferramentas mais poderosas da plataforma. São inúmeras possibilidades de configurações.. e sabe o que isso significa? Que é difícil conhecer todas elas, e por isso mesmo muita gente acaba recorrendo a módulos de terceiros para fazer algo que o sistema já está pronto para fazer. Muitas pessoas acabam reclamando de bugs nessa parte do sistema.. mas que na verdade.. são erros cometidos lá nas configurações de produtos e categorias.

Pedidos

Obviamente para termos uma plataforma de comércio eletrônico completa, precisamos de um controle total no gerenciamento de pedidos. Saber a diferença entre Status e State (Status e Situação) do pedido já te previne muitos problemas. Evite falhas neste processo, entenda todos os recursos oferecidos nesta etapa.

Módulos e Temas

Sim, você vai precisar instalar módulos de terceiros para customizar sua loja, seja para pagamentos, meios de entrega, suporte via chat, relatórios avançados, ERP, CRM, etc. Como fazer isso sem quebrar sua loja com módulos incompatíveis? E como deixar o visual do seu ecommerce mais elegante e profissional? Sim, com novos Temas, que consequentemente carregam novos módulos também. Melhor entender como isso tudo funciona, até mesmo para saber que tipo de profissional contratar.

Onde posso aprender isso tudo?

O especialista em M2 Ricardo Martins, que já foi citado diversas vezes aqui no blog, preparou uma série de cursos (gratuitos e pagos) no site Magenteiro. Entre eles o curso Magento 2: Como usar, gerenciar, e administrar uma loja Magento. (com mais de 7 horas de vídeo aulas e certificado)

Sim, eu fiz o curso! Apesar de já conhecer muitas funcionalidades, de entender processos, arquitetura e configurações, MESMO assim eu aprendi coisas novas, pude conhecer algumas novidades do M2, e reforçar alguns conceitos importantes.

Recomendo que todos que trabalham com a cor Magenta façam esse curso. Seja um gerente, programador, área do marketing, atendimento ao cliente, pós venda, segurança e infraestrutura de sistemas, não importa… se no seu ambiente de trabalho você precisa acessar o Admin do sistema, é importante estudar e aprender para tirar máximo proveito e evitar contratempos.

Para mais detalhes, clique no link do curso Como usar, gerenciar e administrar uma loja Magento 2.

Depoimento em vídeo

Calma! Vou gravar um vídeo dando meu depoimento ainda.

Enquanto isso, se este curso é básico demais para você, recomendo que leia o post: Hora de Aprender M2: O Curso.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Graduado em Web Design e Programação, com pós-graduação em Gestão de Projetos e TI, MBA em Marketing, Mestrado (incompleto) em Comércio Eletrônico e Internet, Estudante de Educação Física e faixa-preta em Taekwondo. Também possui as certificações Google Analytics, Sun Java Certified, Magento Developer e a Magento Front-End Developer.

Magento FrontEnd Developer Certification  Magento Developer Certification