Produto Digital

Escrito por Mario SAM

Produtos digitais estão em alta, e essa tendência deve se estender por muitos anos ainda. São produtos binários, formados por zeros “0” e uns “1” e que podem ser carregados e reproduzidos em celulares, tablets, video-games, câmeras digitais, pendriver’s, etc.

São exemplos de produtos digitais: fotos, músicas, livros, jogos, aplicativos, dinheiro, ingressos, etc.

Então vejamos como o Magento administra esse tipo de produto, e como suas configurações de backend afetam o frontend.

Criando o produto

Criar um produto digital não difere muito da criação de um produto simples. Para começar vamos acessar:

Catálogo > Gerenciar Produtos [+ Criar Produto]

Logo na primeira tela devemos selecionar o tipo de produto: Produto Digital

tipo de produto digital

Na sequência podemos ver que todos os campos são exatamente iguais ao de um produto simples, inclusive o controle de estoque e a opção de “esgotado“.

Informação Digital – Amostras

São os produtos que você disponibiliza como “degustação” do seu produto, por exemplo: o capítulo de um livro, a intro de uma música, uma imagem em baixa resolução ou com marca d’água, a demo de um jogo, etc.

amostras digitais

Então no “Título” você coloca uma frase/mensagem para que as pessoas tenham interesse em baixar sua amostra grátis. Logo abaixo então você cadastra as amostras.

amostras no frontend

No campo “Título” você informa a descrição do link. No campo “Arquivo” você escolhe entre “File” ou “URL“.

Caso você escolha “File“, será preciso selecionar um arquivo […] e depois clicar no botão [Enviar Arquivos].

Caso você escolha “URL“, basta informar o endereço http do arquivo para download.

Infelizmente se você colocar a url de um vídeo ou música, o Magento não cria um player automaticamente pra você. Então se o visitante clicar sobre o link vai dar erro.

Uma idéia seria você editar o arquivo samples.phtml que fica em:

app > design > frontend > base > default > template > downloadable > catalog > product > samples.phtml

Não altere o arquivo em base/default, faça uma cópia dele para default/default, ou então para seu template/tema customizado.

E dentro deste arquivo então você adiciona o código dos players.

Informação Digital – Links

Em “Links” você vai cadastrar os arquivos digitais que fazem parte do seu produto. Então se você está vendendo um CD, provavelmente vai cadastrar sua playlist. Mas se está vendendo um e-book, então vai ser um único arquivo.

No campo “Título” você coloca a descrição que vai aparecer no frontend, logo acima dos links do produto.

E o campo “Links podem ser comprados separadamente” temos as opções “Sim” ou “Não“.

links do produto digital

Quando você informa “Não“, significa que o álbum é fechado. Ao comprar o produto você leva todas as faixas – pelo preço informado do produto.

Quando você informa “Sim“, uma opção de checkbox é colocada ao lado de cada link no frontend, para que o cliente escolha quais faixas ele quer comprar. E você ainda pode informar um valor para cada faixa. Então ao selecionar o item, o preço é automaticamente atualizado – somando o valor do produto com o valor do item selecionado.

cadastrando os links digitais

No campo “Título” você informa a descrição do link. O campo preço vai ser editável apenas quando for possível comprar separadamente. No campo “Max. Downloads” você pode limitar a quantidade de download’s do cliente.

O campo “Compartilhar” pode ser “Sim” ou “Não“. Quando for “Não” significa que apenas o cliente identificado no site e dono do pedido pode fazer o download do arquivo. E quando for “Sim” significa que ele tem o direito de distribuir o link para qualquer pessoa fazer o download do mesmo arquivo – nesse caso seria interessante limitar o número de download’s.

links digitais no frontend

O campo “Exemplo” funciona exatamente da mesma forma que a opção “Amostras“. A diferença é que você pode ter uma amostra para cada item. E aqui não é possível personalizar a descrição da amostra, o sistema exibe de forma padronizada o termo (exemplo).

E no campo “Arquivo” é onde você informa (ou envia) o produto digital, que será entregue ao cliente após o mesmo finalizar o pedido e comprovar o pagamento.

Entregando o produto digital

Depois que o pedido for aprovado (faturado), então o cliente tem acesso livre aos download’s dos arquivos comprados. Basta estar logado no site e acessar “Minha Conta“.

Ao visualizar o painel do cliente, basta clicar no menu a esquerda “Meus Produtos Digitais“.

download dos produtos digitais

Uma lista em forma de grid será exibida com os detalhes do pedido (num. pedido, data, nome do produto e título do arquivo, se está ou não disponível para download, e o número de download’s permitidos.

Veja que essa lista não informa ao cliente se ele pode ou não compartilhar o arquivo com outras pessoas. Ao clicar sobre o link “Musica 1” o download inicia automaticamente.

Um detalhe que eu considero importante falar. Digamos que você criou o produto com número de download’s ilimitados e realizou uma venda. Mas você se arrependeu e decidiu editar o produto, colocando um limite de 50 download’s no arquivo.

Esse cliente que fez o pedido anterior à sua alteração, vai continuar com download’s ilimitados. Sua alteração no produto não afeta as vendas já realizadas.

Ficou com dúvidas!? Use o fórum da Escola Magento.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.