É muito importante que você entenda o que é cache e sua importância para o sistema durante (e após) seu desenvolvimento.
Segundo o wikipedia:
“cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema…A vantagem principal…consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento – que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos”
Ou seja, o cache é uma cópia de todos os elementos não dinâmicos da sua loja (imagens, css, javascript, html), que ficam a disposição do sistema para um acesso rápido, sem que seja preciso consultar as configurações a cada nova solicitação.
Quando desligar
Por padrão, o cache do Magento vem habilitado. Mas ao instalar a ferramenta é natural que façamos várias alterações no seu visual.
E isso gera um problema, pois vamos fazer diversas alterações que não serão refletidas de imediato no frontend, já que o sistema esta lendo as informações armazenadas em cache e que não foram atualizadas “ainda”.
Durante o desenvolvimento da sua loja, é recomendável que você mantenha o cache desligado, caso contrário, sempre que fizer uma alteração no frontend será necessário atualizar o cache. Para isso vá em:
Sistema > Gerenciar Cache
Selecione todos os tipos de cache e desabilite as opções.
Nessa mesma tela você tem os botões de atualização de cache, que devem ser acionados sempre que você desejar atualizar/limpar o cache do seu sistema.
Quando ligar
Então é normal manter o cache desligado em um ambiente de desenvolvimento. Mas em ambiente de produção é recomendável manter o cache ligado.
Primeiro porque o ambiente de produção não deve ter atualizações constantes em arquivos de configuração de tela (imagens, css, javascript). Segundo porque o cache é uma ferramenta de otimização de páginas, muito útil no seu trabalho de SEO. Para ativar basta ir em:
Sistema > Gerenciar Cache
Selecione todas as opções e mande habilitar.
A partir de agora o carregamento das suas páginas devem ficar mais rápidos. E sempre que você fizer atualizações no visual da sua loja, será preciso atualizar/liberar o cache armazenado, para que ele seja reconstruido.
Lembrando que o cache é apenas UM recurso de otimização, e você deve fazer uso de outras ferramentas em conjunto para obter grandes resultados no trabalho de performance e otimização das páginas.
Sucesso!
Você precisa fazer login para comentar.