Magento 2 Oficialmente no Mercado

Escrito por Mario SAM

No último dia 17/11/2015 o Magento 2.0 foi oficialmente lançado no mercado, e os dados já começaram a rolar.

Empresas estão se preparando para atender essa nova demanda, empreendedores querem saber se a ferramenta já pode ser utilizada, e desenvolvedores precisam descobrir os novos segredos do sistema.

Já pode usar?

Claro! Basta entrar no site oficial e baixar sua cópia: www.magentocommerce.com/download

No entanto, use para aprender, conhecer, se adaptar. Para usar em ambiente de produção (no Brasil), ainda precisamos esperar alguns meses. Esperar pelas atualizações de segurança (que sempre acontecem depois de lançamentos), aguardar pelos módulos de pagamento, correios, análise de fraude, integração com ERP, etc.

Aliás, precisamos esperar até mesmo pela tradução português Brasil para ter um melhor aproveitamento do sistema. No Magento v.1 havia um pouco mais de 6 mil chaves para tradução (mais emails e banco de dados), agora no Magento v.2 são mais de 8 mil chaves.

Encontre aqui a melhor tradução pt-BR do Magento CE 2.

Novos Certificados

Até o momento não foram anunciados novos testes de certificação para desenvolvedores. E os certificados do Magento v.1 continuam valendo, você ainda pode ser aprovado nestes exames.

No entanto, já existe uma certificação empresarial para o Magento 2 chamada de Magento 2 Trained Solution Partner. A WebJump é a primeira empresa no Brasil a obter esta certificação, e promete lançar no mercado ainda no primeiro semestre do ano de 2016 uma loja totalmente construída em Magento 2 Enterprise.

Para obter essa certificação a empresa precisa colocar 2 desenvolvedores backend e 1 desenvolvedor frontend em treinamento oficial, e depois estes profissionais precisam ser aprovados em testes. O que indica que logo logo teremos certificações oficiais também para developers M2.

Leia mais sobre isso em: www.webjump.com.br/blog/magento-2-trained-solution-partner

Vale a pena?

Ainda é muito cedo para uma decisão final. Mas o que eu vi até agora é MUITO animador. Só tenho visto elogios pela internet.

Também foi anunciado que a empresa Magento deixou o grupo eBay e voltou a ser uma empresa independente. Isso é ruim? Aparentemente não… tanto que bastou ser independente para o Magento 2 ser lançado (depois de 4 anos de espera).

Provavelmente o amadurecimento da versão 2.0 vai acontecer muito mais rápido que foi a versão 1.0. Então em poucos meses o mercado estará repleto de temas, módulos, lojas virtuais, desenvolvedores especializados, e uma comunidade gigante apoiando.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.