Estes dias atrás eu recebi um email do amigo Higor me perguntando que critérios eu utilizo para escolher um bom tema de Magento.
Isso me fez pensar bastante e perceber o quão complexo pode ser essa decisão. Por isso quero compartilhar com você algumas dicas que utilizo para fazer boas e acertadas escolhas – para não me arrepender depois.
Lembrando que o título deste post é Como escolher um BOM tema para Magento. E bons temas são comprados! Eles não são grátis, nem mesmo crakeados ou pirateados. Aliás, em breve irei falar dos perigos ocultos que existem nesses tipos de temas pirateados.
Onde comprar com confiança: ThemeForest, HelloThemes, TemplateMonster.
Padrões
Vamos começar pelo mais óbvio então. Verificar se os temas são responsivos e se adaptam bem em diversas telas (desktop, tablet, celulares).
Mas ser responsivo não é apenas reduzir o tamanho das imagens, das fontes, e largura dos textos e fazer caber tudo em uma tela menor, não! Tem que se moldar, ou seja, remodelar o leiaute conforme o aparelho, para que seja fácil de navegar e permita o usuário realizar compras, cadastros, ou mesmo entrar em contato.
Versões e Modelos
Por incrível que pareça eu preciso falar sobre isso.
Se você vai usar Magento, não compre um tema para OsCommerce ou mesmo para WordPress. Infelizmente vejo isso acontecer com certa frequência. Preste muita atenção no tipo de leiaute que você está analisando.
Outro perigo, esse muito mais comum de acontecer… é você utilizar Magento, comprar um tema para Magento, e mesmo assim ele não funcionar… por quê?
Porque você não observou se ele era compatível com a sua versão do Magento. O Magento possui muitas versões estáveis e bem utilizadas no mercado, como a 1.4.x, 1.7.x e 1.9.x. Verifique sempre se o tema que você está comprando foi feito para sua versão.
Tecnologia
Não é feitiçaria, é tecnologia!
Se você possui uma formação mais técnica, vale a pena conferir as tecnologias utilizadas na construção do tema: HTML 5, CSS 3, ajax com jQuery!? É compatível com todos os navegadores!?
Uma coisa interessante de se fazer também, é acessar o “Live Demo” do tema e conferir o “inspetor de elementos” do seu navegador para ver se existem erros de codificação no console.
Outra possibilidade é colocar a URL do Live Demo para validar padrões no site W3C.
Por fim, seria interessante também dar uma olhada no código html gerado. Faça uma inspeção SEO, veja se a página possui os elementos Header’s, Description, Rich Snippet’s, WCAG, etc.
Afinal de contas… essa será a SUA loja.
Funcionalidades
Navegue pela Live Demo que pretende adquirir. Veja se a navegação é simples, se é possível adicionar um produto ao carrinho com facilidade, se o preço e o botão comprar estão bem visíveis e fáceis de encontrar.
O tamanho das imagens é bom para você? A tela do carrinho de compras transmite confiança? A página do produto possui calculo de frete? O campo de busca da página está sempre disponível ou de fácil localização?
E as funcionalidades nativas do Magento? Aquelas para vendas cruzadas, venda agregada, cupom de desconto, produtos configuráveis, etc… fazem parte do leiaute!?
Muitos destes temas possuem um conjunto de módulos anexados à ele, que permitem configurações de menus dinâmicos, carrinho de compras em ajax, banners promocionais pela página, integração com redes sociais, etc.
Suporte e qualificação
Antes de comprar um tema, verifique a nota (estrelas) que os compradores estão dando ao tema. Olhe também quantas cópias já foram vendidas e os comentários de quem já comprou.
Claro que esse não deve ser o único fator a se considerar. Afinal de contas, um tema pode ter sido muito baixado porque a empresa investiu em publicidade e parcerias com outros sites para promover o tema. Eu já vi temas lindos que receberam apenas 3 estrelas porque o suporte era demorado, ou porque o tema não recebeu atualizações para se manter compatível com as novas versões do Magento.
Alguns temas podem mesmo nem ter avaliação nenhuma por serem novos demais. Mesmo assim, não deixa de ser um critério a ser considerado.
Muitas opções
Bom, você (assim como eu) passou horas e horas procurando e analisando diversas opções de temas e chegou a uma pequena lista com 16 opções. 🙂
A primeira coisa que precisamos fazer é reduzir essa lista. Uma maneira válida (e cruel) de se fazer isso, é o “mata-mata”. Confronto direto, como feito nas finais da copa do mundo.
Por fim, você terá os 2 finalistas. E agora pode colocar em votação entre seus amigos, familiares, e até possíveis usuários da loja. Veja qual tema recebe mais votos e tente entender o por que.
Um BOM exemplo
Claro que, depois de tanto falar à respeito, eu fui passar algumas horas navegando entre várias opções de temas para mostrar o que seria uma boa opção (pra mim – meu gosto pessoal).
Conheçam o tema SuperMarket.
Clique no link para ver o Live Preview.
Espero que essas dicas ajudem na sua árdua tarefa de garimpar um tema espetacular para sua loja virtual.
Sucesso!