O e-commerce assim como a internet em geral se transformou em um canal de comunicação com os clientes, um canal de vendas à distância assim como já acontece a vários anos com o telefone e catálogos impressos.
Fazendo essa comparação fica mais fácil de visualizar o meio de pagamento em dinheiro/cheque como uma opção viável ao comércio eletrônico. Vejamos alguns casos onde essa prática poderia ser bem aplicada:
- Entrega por motoboy (recebimento do valor mediante entrega); - Sedex à cobrar; - Magento como PDV (offline); - Cliente retira o produto na loja (e realiza o pagamento no local); - Pagamento por depósito; - Testes de novos pedidos em localhost;
Enfim, não é difícil encontrar uma situação onde esse meio de pagamento é bem aproveitado.
Habilitando e configurando
Para usar este meio de pagamento na sua loja acesse:
Sistema > Configuração > VENDAS > Formas de Pagamento [Pedido Dinheiro / Cheque]
E basicamente tudo que você precisa fazer é deixar o campo “Habilitado” com “Sim”. Mas vejamos que opções de configuração temos aqui:
Título: A descrição do meio de pagamento que será mostrada ao cliente na página de checkout – no frontend.
Novo Status do Pedido: A situação do pedido quando o checkout for finalizado. Até a versão 1.8.x do Magento apenas o status “Pendente” pode ser utilizado.
Pagamento para Países Selecionados: Indica se esta opção de pagamento deve estar disponível em qualquer região, ou apenas para os países que você indicar no campo seguinte.
Pagamento para Países Específicos: Se a opção acima for marcada como “Países Selecionados”, então este campo estará disponível para selecionar quantos países você desejar.
Marcar Pagamento para: Caso você aceite cheques, pode usar este campo para informar um “nominal para”; Ou em caso de aceitar depósitos pode usar este campo para informar o nome da instituição bancária.
Enviar Verificação para: No caso dos cheques, você poderia informar nesse campo o endereço para envio (comum nos EUA). E no caso dos depósitos, você informa agência, conta, e nome do beneficiário.
Valor Mínimo do Pedido: Se você trabalha com pagamento por entrega via motoboy por exemplo, pode exigir um valor mínimo no pedido para compensar a entrega por motoboy. Por isso se o pedido não atingir o mínimo informado nesse campo, essa opção de pagamento não ficará disponível.
Valor Máximo do Pedido: Se o valor do pedido for superior ao valor informado nesse campo significa que o risco de entrega é muito alto, por isso essa opção de pagamento não deve estar disponível.
Ordem: A ordem de exibição na tela de checkout quando houverem outros meios de pagamento disponíveis para o cliente.
Lembre-se que ao utilizar este meio de pagamento você esta aprovando a entrega do produto antes de receber o valor. A conferência de valores deve ser feita manualmente no momento da entrega ou logo após a entrega.
Para quem está testando o sistema em localhost e precisa gerar alguns pedidos e faturas, esta é uma ótima opção de pagamento para utilizar nos seus testes.
Sucesso!