Um backup de dados nada mais é do que uma cópia de segurança das suas tabelas que só serve pra ocupar espaço em disco. Até o dia que um desastre acontece, e esse simples arquivo se transforma no milagre da salvação.
Acho irrelevante ficar ressaltando aqui a importância de se ter um backup. Basta falar que o dia que você precisar de um e não ter, você será acometido por um leve desespero ao ver que perdeu dias/semanas/meses de trabalho – e provavelmente muito dinheiro.
Fazer backup não dói
O Magento facilita bastante essa tarefa, basta acessar no backend o menu:
Sistema > Ferramentas > Backup
Até a versão 1.6.x do Magento CE, esse módulo permitia apenas o backup do banco de dados (tabelas). À partir da versão 1.7.x, o sistema incluiu também a possibilidade de gerar backup do sistema, dos arquivos de mídia, e das tabelas.
E o processo é bem simples. Basta clicar sobre o botão “Backup Banco de Dados” e confirmar.
Como agora nas versões mais recentes existem diferentes tipos de backup, você pode informar um nome para reconhecer o arquivo em backend. Mas ao gerar o arquivo, o mesmo vai receber um nome padronizado como “db-20130823170608.sql” ou “backup-20130823170608.sql“.
Nas versões mais recentes você também pode deixar o sistema em modo de manutenção, pois esse processo pode levar alguns minutos dependendo do tamanho das suas tabelas.
Dica! Leia o post sobre limpeza das tabelas de log.
Salvando sua cópia
Após criar sua cópia de segurança, uma lista de backup’s deve ser exibida pra você. Clique sobre o link “gz” para fazer download deste arquivo, e mantenha armazenado em local seguro.
Esses arquivos também ficam armazenados no seu sistema, no diretório:
var > backups
Mas com um nome um pouco diferente, e com extensão gz. ex.: 1377278708_db_backup_bd_20130823.gz
Usando o backup
Outra pequena grande diferença do módulo de backup das versões anteriores à 1.7.x do Magento. É que nas versões mais recentes você pode restaurar seu backup de forma muito mais simplificada.
Antes você tinha apenas a opção de “excluir” backup. Agora você tem a opção de “restaurar” backup.
Basta clicar no link e confirmar.
Caso queira ver outras opções de restauração de backup, leia o post Restaurando backup SQL via SSH.
Agendamento de backup’s
Nas versões mais recentes do Magento também é possível criar um agendamento para geração automática de backup’s. Para isso acesse:
Sistema > Configuração > Avançado > Sistema [Configurações de Agendamento de Backup]
Por padrão essa opção vem desabilitada, então altere o campo Habilitar para “Sim“.
O campo “Tipo de Backup” depende de como você utiliza o sistema. Caso seja um ambiente de produção, onde o sistema está pronto. Seria interessante você realizar um backup periódico do Banco de Dados.
Mas se estamos falando de um ambiente de desenvolvimento, onde os arquivos são alterados com frequência e as tabelas armazenam apenas dados de testes. O mais interessante seria criar um backup de Sistema.
O horário e a frequência vai depender do seu volume de dados. Mas procure por horários estratégicos para não atrapalhar a navegação de seus clientes.
E por último o campo “Modo de Manutenção” que pode tirar sua loja do ar durante o processo de backup – para evitar falhas nos processos.
Dúvidas, usem o fórum da Escola Magento.
Sucesso!