Apesar dos produtos agrupados e o pacote de produtos terem muitas semelhanças, eles possuem uma proposta bem diferente.
Para saber mais sobre o pacote de produtos leia o post: Pacote de Produtos.
Um produto agrupado nada mais é do que a soma de diversos produtos para sugestão de compra. Por exemplo:
Você vende dvd’s, e possui a coleção do filme “Rock O Lutador“. Seria possível criar um produto agrupado chamado “Coleção Rock O Lutador“, e associar os produtos simples à este produto (Rock 1, Rock 2, Rock 3, Rock 4, Rock 5…).
Sendo que o cliente pode decidir quais títulos deseja comprar, ou seja, ele pode retirar algum item da lista, e adicionar a quantidade que quiser para cada item.
Criando o grupo
Para criar um produto agrupado acesse seu backend:
Catálogo > Gerenciar Produtos [+ Criar Produto]
Selecione o tipo de produto: Produto Agrupado
O preenchimento dos campos deste tipo de produto é bem mais simples do que os demais tipos. Isso porque a função do produto agrupado é apenas de apresentar dois ou mais produtos distintos em uma única página com a intenção de casar vendas.
E apesar de não possuir um controle de estoque específico para esse tipo de produto, é preciso colocar “disponibilidade em estoque” e deixar “habilitado” para que o produto fique disponível no frontend.
Os agrupados
Na última opção do menu à esquerda você deve ter “Produtos Associados“, onde poderá escolher os produtos que farão parte deste produto agrupado.
Aparentemente apenas produtos simples e virtuais podem fazer parte de um produto agrupado, ou seja, não é possível agrupar pacotes, configuráveis, ou digitais.
E as configurações são bem simples, podemos informar a ordem de exibição (Posição) dos produtos e sua Quantidade Padrão (sugerida) para compra.
Além do básico
Talvez observando o produto agrupado assim pela primeira vez, você não se interesse por ele, pois não parece lá grandes coisas, não é mesmo!?
Mas e se juntarmos essa funcionalidade dos produtos agrupados, com regras de promoções, e venda agregada/cruzada?
Temos então uma poderosa ferramenta para aumentar o ticket médio das suas vendas. Nesse cenário você nem precisa seguir uma mesma linha de produtos (como o exemplo do box de dvd).
Se o cliente está visualizando o produto “DVD Rocky O Lutador“, o seu produto agrupado poderia ser “DVD + Luvas + Camiseta + Action Figure“. Então você cria uma regra promocional para oferecer desconto quando estes produtos estiverem no carrinho de compras.
Pra fechar, você apresenta essa “promoção” no carrinho de compras (venda cruzada) ou então na mesma página do produto (venda agregada).
Bom… são apenas algumas idéias, espero que isso abra novos horizontes e oportunidades para incrementar suas vendas.
Sucesso!