Qual melhor plataforma de comércio eletrônico?


Você está lendo:

Qual melhor plataforma de comércio eletrônico?

Este post foi marcado como:

Não! Eu não irei entrar em detalhes técnicos de qual ferramenta ocupa menos espaço no servidor, ou qual possui o melhor framework de desenvolvimento, os melhores padrões de código, ou mesmo a performance de cada uma na hora de apresentar um produto ou fechar um pedido.

Obviamente também não irei explorar todas as opções existentes no mercado. O que eu fiz foi separar 3 modelos de plataforma, uma para cada tipo de situação. Nesse caso seria até mesmo injusto fazer uma comparação direta entre eles.

Acontece que nem todos os lojistas possuem as mesmas necessidades e objetivos, nem todo mundo quer ser a próxima eBay ou mesmo líder de mercado no seu segmento. Por isso eu separei algumas das melhores opções do mercado abaixo, veja abaixo qual se encaixa melhor no seu perfil.

WooCommerce

O WooCommerce não é propriamente uma plataforma de comércio eletrônico de verdade. Trata-se de um plugin para WordPress criado em 2011 que transforma seu blog em um modelo de vendas.

woocommerce

Recomendado para pequenos e médios lojistas que desejam apenas ter uma renda extra no final do mês. Ideal para quem trabalha com blogs e deseja incrementar os ganhos realizando algumas vendas por mês.

Por se tratar de um sistema muito simples, é fácil, intuitivo, e muito leve se comparado à uma plataforma de e-commerce de verdade.

PrestaShop

O PrestaShop é uma plataforma de comércio eletrônico criada na frança e lançada oficialmente em 2008 como open-source.

prestashop

Recomendado para pequenos e médios negócios que não são tão informais quanto um blog, ou seja, desejam apresentar mais profissionalismo e trabalhar de forma séria e segmentada no comércio eletrônico. Ideal para quem não quer apenas uma renda extra no final do mês, e sim investir seriamente no e-commerce para viver (ou sobreviver) disso.

É um sistema muito bonito, cheio de funcionalidades, e relativamente simples. O que o torna um sistema leve e fácil de gerenciar. Está em constante evolução (o que pode ser considerado bom ou ruim).

Magento

O Magento é uma plataforma open-source completa para comércio eletrônico lançada oficialmente em 2008 por uma empresa norte-americana que foi comprada pela gigante eBay em 2011.

magento

Recomendado para pequenos, médios, grandes, e gigantes. Ideal para quem deseja crescer no setor com profissionalismo e segurança.

Justamente por ser uma ferramenta completa pode parecer complexa para quem está começando, ou complicada demais para quem é pequeno e pensa em dedicar apenas 1 hora por dia ao e-commerce. Se você pretende levar o comércio eletrônico a sério, escolha uma ferramenta que pense como você.

Não escolha uma plataforma de e-commerce apenas por ser bonita, leve, ou famosa. Identifique suas reais necessidades e ambições para então decidir qual melhor plataforma de comércio eletrônico para você.

Sucesso!

Junte-se ao Clã

Você está sendo recrutado para o clã do Mario SAM.
Faça parte do maior grupo de usuários Magento da face da Terra.