Protegendo suas Imagens com Marca D’água no M1

Escrito por Mario SAM

Marca d’água é um recurso de segurança que visa garantir a procedência de uma imagem, ou seja, os direitos autorais.

Muito comum em notas de valores monetários impressas em forma de moeda (o dinheiro).

Na internet podemos utilizar esse recurso nas imagens exibidas em nossos sites, principalmente quando o item a ser vendido é justamente uma imagem (ex. ícones, fotos, adesivos, vídeos, etc.).

No M1 podemos configurar e vender produtos digitais (citados no exemplo acima), e por isso mesmo o sistema conta com este recurso de proteção por marca d’água. Vejamos como habilitar.

Configurando Marca D’água

Para que este recurso seja inserido nas suas imagens, acesse:

Sistema > Configuração > Geral > Visual [Marca D'água dos Produtos]

São 4 (quatro) campos que se repetem para 3 tipos de imagem, Imagem Base, Imagem Reduzida, e Miniatura. Os campos são:

Tamanho padrão – O tamanho da sobreposição informado em largura e altura (width x height). Nem sempre será o valor absoluto. Vai depender do campo “Posição da Marca” informado posteriormente, podendo ser um valor de referência.

Transparência % – Informe um valor de 0 a 100 (inteiro), não precisa adicionar o sinal “%” ao valor. O valor padrão é zero, por isso se você não informar nenhum valor, nenhuma marca d’água será exibida no frontend.

Upload da Imagem – Selecione a imagem que será exibida como marca d’água nas fotos dos produtos. Ao salvar as configurações a imagem será enviada ao servidor (upload).

Posição da Marca – Nem sempre queremos que a marca d’água fique no centro da imagem, podemos então informar a melhor posição da marca em relação à imagem.

Você não é obrigado a preencher todos os campos para todos os tipos de imagens. Assim que você salvar as configurações já deve visualizar as modificações em frontend.

Opções de configuração de Marca d'água no sistema.

Caso não tenha funcionado, atualize o cache do Sistema e do seu navegador. Teste também no tema padrão (default) do M1, pois um tema customizado pode ter “danificado” essa funcionalidade.

Use sem exageros. Eu já vi sites onde a marca d’água é tão destacada que fica difícil visualizar o produto que está por trás. #triste

Quer aprender a administrar o M1? Faça o curso M1 para Lojistas e Empreendedores

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.