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Comments (0) Administração, Magento

Desconto de 10% no Boleto

Virou praticamente um mantra do e-commerce, oferecer 10% de desconto para pagamentos no boleto, alguns oferecem 5% outros 7% e assim por diante. Não estou aqui para julgar esse tipo de estratégica – suas vantagens e desvantagens.

Vamos ver como o Magento pode ser configurado para oferecer esse tipo de regra promocional, que é uma condição na forma de pagamento da tela de checkout.

Criando a regra

Para começar, precisamos acessar no backend o menu:

Logo na primeira etapa “Informações da Regra“, precisamos preencher alguns campos importantes.

Nome da Regra – É um nome usado apenas para identificação no seu backend, para que você possa administrar as regras no futuro.

Descrição – Também serve apenas para anotações internas sobre as regras de negócio aplicadas à promoção.

Status – Informa se a regra está habilitada ou não no frontend.

Websites – Quando você tem instalado mais de um website, pode decidir habilitar essa regra para um (ou alguns) website’s específicos.

Grupo de Clientes – Atenção neste campo, tem muita gente que erra aqui. Você deve escolher o tipo de cliente que vai receber o desconto, o que basicamente seriam todos os grupos, então você precisa selecionar todos os grupos.

O problema é que muita gente seleciona apenas o grupo “Visitantes – Not Logged In“. Mas quando o cliente vai finalizar o pedido, ele precisa se logar no sistema e deixa de ser visitante. Dessa forma o desconto desaparece.

Cupom – não usaremos neste exemplo.

Usos por Cliente – não usaremos neste exemplo.

Da Data – Você pode agendar o dia em que a promoção entra no ar, por exemplo, em uma sexta-feira negra (black friday).

Para Data – Até quando esta promoção vai vigorar, se existe uma data de expiração, você já pode deixar agendado.

Prioridade – Se existem outras promoções no site, esse desconto deve vir antes ou depois!? Quanto menor o número, maior é a prioridade.

Publicar no Feed RSS – Caso você tenha habilitado um feed de promoções no site, pode incluir esta regra nas atualizações do RSS.

Os campos em vermelho são de preenchimento obrigatório.

A condição de desconto

A segunda etapa “Condições” é onde criamos as regras gerais para a promoção. Neste caso em específico, é onde informamos que iremos dar um desconto dependendo da condição de pagamento.

condicao de pagamento

Para criar uma condição, clique sobre o sinal de mais [+]. E selecione a condição “Forma de Pagamento“.

Em seguida você pode clicar sobre o link é, caso queira alterar sua condição para não é.

Por fim, clique sobre os pontos (). E escolha a forma de pagamento, neste exemplo o boleto.

Antes que alguém venha perguntar qual módulo de boleto estou usando, já adianto que não estou usando nenhum. O módulo utilizado aqui serve apenas para ilustrar o exemplo.

Se você instalou um módulo de boleto que não aparece na lista, provavelmente este módulo está fora dos padrões de desenvolvimento e pode apresentar outros problemas além deste.

O valor do desconto

Depois que temos nossa condição, a terceira etapa seria criar as “Ações“. Ou seja, informar as ações que o sistema deve adotar quando a condição for aceita.

Neste exemplo, nossa ação é gerar um desconto de 10%. Para isso precisamos preencher os campos:

Aplicar – Valor percentual do desconto %.

Valor do Desconto – Informe o valor inteiro igual a dez (10).

Aplicar Somente esta Regra – Aqui entra uma condição da sua loja. Caso você esteja oferecendo 10% de desconto em toda a loja, mais 10% de desconto no boleto, então você deixa marcado “Não“. Mas se for uma promoção exclusiva que elimina as demais, então marque “Sim“.

Os demais campos não servem para nossa condição de desconto e não serão analisados.

Mostrando ao cliente

Na quarta opção de menu “Legendas“, vamos personalizar a mensagem que será mostrada aos clientes no frontend.

No campo “Legenda Padrão de Regra para Todas as Visões” você deve ser claro e sucinto. Algo como “10% desc. no boleto“.

msg desconto no carrinho

Essa mensagem deve aparecer tanto no carrinho de compras, como na última etapa do checkout.

msg desconto no checkout

Se você tiver várias visões de loja, também é possível configurar uma mensagem para cada visão.

Assim que você salvar a regra, já pode realizar os testes. Em caso de dúvidas use o fórum da Escola Magento.

Sucesso!

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