WYSIWYG para criar conteúdo

WYSIWYG é um acrônimo para “What You See Is What You Get“, que seria algo como “O que você vê é o que você obtém“.

O exemplo de software mais famoso do tipo WYSIWYG seria o Microsoft Word. Pois a formatação visual do documento e seu conteúdo (o que você vê) é exatamente o mesmo resultado ao ser impresso (o que você obtém).

O Magento possui um módulo WYSIWYG para facilitar a criação de conteúdo do seu site (páginas CMS, blocos estáticos, conteúdo de produtos). Acontece que nem todo mundo gosta desses editores visuais, muitos desenvolvedores preferem trabalhar direto com códigos, tendo assim maior liberdade para manipular a informação.

Então vejamos como personalizar esse módulo agradar a gregos e troianos.

Opções WYSIWYG

Para editar as configurações deste módulo acesse:

Sistema > Configuração > Geral > Gerenciador de Conteúdo [Opções WYSIWYG]

Podemos ver que o campo “Habilitar Editor WYSIWYG” possui 3 (três) opções, são elas:

Habilitado por Padrão – Significa que quando você acessar uma página/bloco para edição de conteúdo, a paleta de opções estará visivelmente disponível.

paleta de opções

Dessa forma você pode formatar seu conteúdo através de cliques (inserir links, imagens, cores, tamanhos de fontes, alinhamentos, etc).

Desabilitado por Padrão – O editor continua disponível, porém não é exibido por padrão. Veja o botão [Show / Hide Editor] onde você pode habilitar a paleta de opções a qualquer momento.

editor wysiwyg oculto

Dessa forma você já tem acesso direto ao código, e pode inserir outros códigos através dos botões [Inserir Widget…], [Inserir Imagem…], [Inserir Variável…].

Completamente Desabilitado – Essa seria a opção mais radical, onde você desliga o editor e impede que ele possa ser usado nas edições de páginas e conteúdos.

editor wysiwyg desligado

Toda a configuração deve ser feita através de códigos e dos botões acima disponíveis.

Nessa configuração não existe certo ou errado, é uma questão de preferências.

URL estática ou dinâmica

Existe ainda uma outra configuração no campo “Utilizar URLs Estáticas para Conteúdo de Mídia com WYSIWYG no Catálogo” que pode parecer confusa pra quem não é desenvolvedor.

Quando marcado como “Não” será usado url’s dinâmicas, quando marcado “Sim” será usado url’s estáticas.

Exemplo de url dinâmica:

Exemplo de url estática:

Para quem utiliza diversos ambientes (desenvolvimento, testes, produção), url’s dinâmicas funcionam muito bem, pois você pode criar o conteúdo em um domínio (127.0.0.1), testar em outro (teste.dominio.com), e finalmente colocar em produção (seu-site.com), sem precisar adaptar nada no seu código.

Agora quem é obsecado por otimização e performance, vai preferir usar url’s estáticas. Pois o sistema não precisa criar a url em tempo de execução para descobrir o caminho absoluto da imagem.

Outra vez, não existe certo ou errado aqui, é uma questão de preferências.

Em caso de dúvidas, pode usar o fórum da Escola Magento.

Sucesso!