Sempre que criamos uma nova conta, seja na internet (em sites), em video-games (nos jogos), ou no ambiente off-line (por ex. academia/locadoras), é comum assinarmos um contrato afirmando que lemos e aceitamos todos os termos e condições de uso.
Em alguns países da europa é obrigatório apresentar os termos de compra nos sites de vendas on-line antes do cliente efetuar seu checkout. E no Magento podemos aplicar esta regra de forma simples e rápida, vejamos como.
Criando o termo
Você pode criar vários termos e condições no Magento, para isso acesse:
Vendas > Termos e Condições [Criar Termo]
Preencha todos os campos com *asterisco (pois são obrigatórios). Sendo que:
1. Nome do Termo – é para controle interno do administrador.
2. Status – define se o termo deve ou não estar disponível no frontend.
3. Exibir conteúdo como – se você selecionar “html” pode utilizar tags do html para customizar a apresentação dos termos.
4. Visão – define o ambiente da loja que o termo estará disponível, ou seja, você poderia criar um termo para cada idioma existente no seu frontend.
5. Texto do Checkbox – procure utilizar no máximo 140 caracteres, algo como: clique aqui para aceitar nossos termos e condições de compra.
6. Conteúdo – o texto completo dos seus termos de uso, com informações de entrega, embalagem, pagamentos, devoluções, trocas, garantias, contatos, suporte, jurisprudência, etc.
Cuidado com os erros de português, procure usar ao menos um corretor ortográfico para garantir o mínimo de qualidade no texto.
Lembrando que seus termos e condições não podem ignorar as leis do comércio eletrônico Decreto Federal 7.962/13.
Ativando condição
Não basta apenas criar os termos e condições, você precisa informar ao sistema que deseja utilizar esse recurso no frontend da loja. Pois por padrão de instalação esse módulo vem desligado. Para isso acesse:
Sistema > Configuração > Vendas > Fechar Pedido [Opções ao Fechar Pedido]
Altere o campo “Exibir Termos e Condições” para “Sim“.
Feito isso, basta salvar e realizar seus testes.
É um recurso interessante que pode aumentar a confiança e garantias para ambos os lados (empresa/cliente). Apenas tome cuidado para não ser muito técnico na descrição dos seus termos, isso pode assustar e afastar seus clientes.
Sucesso!