Quanto vale um profissional Magento?

Eis a pergunta que tira o sono de muita gente! E por ser tratar de uma pergunta polêmica, resolvi obter a opinião de diversos profissionais renomados do mercado para enriquecer o debate em torno desta resposta.

Conheça agora as diferentes visões e abordagens sobre este tema.

Para o lojista

Acredito muito no Magento como plataforma para PME’s e desse ponto de vista um profissional de Magento poderia valer muito mais se fosse “completo”, e isso é bastante complicado, o desenvolvedor normalmente não tem visão de negócio e isso acaba engessando a plataforma e as melhorias.

O que parece óbvio para o empresário soa como um capricho para o desenvolvedor. Um pensamento macro por parte do desenvolvedor, englobando noções de negócio e marketing o valorizaria mais, destacando-o no mercado.

Thiago KuinThiago Kuin

Empreendedor e fundador da Loja do Profissional.

Para o consultor

Precificar o trabalho de alguém é sempre uma operação complicada. Mesmo entre profissionais semelhantes, a diferença de valores pode acontecer com base em itens subjetivos, como proatividade, empenho, tempo de resposta e tantas outras características que fazem um profissional diferenciado.

No mundo da TI – e por consequência no mundo do Magento – a situação parece ser um pouco mais complicada. O comércio eletrônico é algo novo e ainda não há bases sólidas estabelecidas, o que dá margem pra distorções e experiências, que podem dar certo ou errado, como sempre. As empresas enfrentam uma séria dificuldade para encontrar ou formar mão de obra e os salários estão inflacionados, especialmente em São Paulo.

Infelizmente, não dá pra dizer quanto vale um profissional Magento em termos financeiros. Porém, posso dizer quanto vale em termos práticos: você entregaria seu carro novo para uma pessoa que não sabe dirigir? Então, por que você entrega a manutenção de sua loja para alguém que não sabe trabalhar com Magento?

andré gugliottiAndré Gugliotti

Consultor líder na Gugliotti Consulting.

Para o profissional

Acredito que a pergunta correta não é “quanto vale”, pois o valor de um profissional Magento não é algo que possa ser mensurado de forma objetiva.

Vários fatores devem ser considerados quanto a esse “cálculo”: capacidade em atender as demandas do cliente, capacidade em resolver problemas com agilidade e de forma assertiva, elaboração das melhores estratégias para desenvolvimento, profissionalismo, conhecimento em programação, e acima de tudo, conhecimento sobre o Magento, que deve extrapolar os limites da aplicação em si e considerar o todo: estrutura, frontend, backend, banco de dados, módulos, connect, integrações com ERP e etc.

Como grande parte dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um projeto de qualidade são obtidos através da experiência prática, além de estudo contínuo, a apresentação de um bom portfólio agregará, ainda, maior valor ao profissional.

jonatas cabralJonatas Cabral

Desenvolvedor

Para a agência

Um profissional de Magento para uma empresa que desenvolve Magento tem o mesmo valor de um médico para o hospital e de um carteiro para os correios, ou seja, sem desenvolvedor Magento não é possível desenvolver boas lojas e dar manutenção nesse ecossistema complexo.

No meu entendimento há uma escassez de profissionais de Magento, e é uma plataforma que tem uma demanda crescente no Brasil, muitos desenvolvedores estão começando ainda porque é relativamente muito novo, logo há um gap entre oferta de mão de obra e demanda de mão de obra, logo há uma boa oportunidade de se ganhar bem neste mercado.

O problema é que como a demanda de serviços tem crescido muito, muitas empresas tem oferecido cada vez mais pelos desenvolvedores, mas os preços dos projetos não tem crescido na mesma intensidade, logo podemos identificar uma colisão a caminho, já que a mão de obra é o principal custo de uma empresa que presta serviços, ou seja, custo cresce mas receita não.

Por se tratar de um mercado novo, tenho certeza que passaremos por um ajuste, mas que se as empresas não começarem logo esse ajuste, muitas empresas irão quebrar e logo!

eduardo arsaniEduardo Arsani

Responsável pelo atendimento e-Smart.

Considerações Finais

Podemos observar que a capacitação do profissional é preocupação constante de todos que trabalham com Magento. Justamente por essa carência enorme de profissionais no mercado fica difícil mensurar quanto vale um iniciante e quanto vale um profissional experiente.

Importante ressaltar também, que um profissional experiente vale muito mais para a empresa do que apenas os resultados gerados em linhas de comando. Um profissional qualificado eleva o nível de toda uma equipe, capacita, incentiva, serve como exemplo, e pode até mesmo atrair novos talentos.

Se você é iniciante, procure estudar bastante e resolva desafios do dia-a-dia antes de assumir um compromisso comercial. Quando se sentir preparado analise os valores de mercado, para que seu preço não seja sub-valorizado nem super-valorizado.

Sucesso!