M1 ou M2 – Por onde começar?

Escrito por Mario SAM

Aprender sobre a cor Magenta não é uma das tarefas mais fáceis e agradáveis na vida de um desenvolvedor, tampouco de um lojista ou empresário que quer montar sua própria loja.

Magenta é a plataforma de e-commerce Open Source mais usada no mundo. É mundialmente conhecida por sua robustez, escalabilidade e principalmente pela sua flexibilidade.

Líder no quadrante Gartner, a flexibilidade da cor Magenta através de seus módulos faz dela a plataforma preferida de empresas em todo o mundo.

Não é só mais um software open source

Muitos desenvolvedores experientes, mas que nunca mexeram com a cor Magenta, aceitam trabalhos assumindo que a experiência e dificuldades serão similares àquelas encontradas em outros softwares de código aberto, como WordPress.

Pouco tempo depois, muitos descobrem que não é bem assim, e a curva de aprendizado é bem maior. Desta forma, lojistas e agências terminam frustrados, pois o desenvolvimento da plataforma pode ser caro e ele pode não ser a melhor plataforma para seu negócio neste momento.

Quero aprender a desenvolver. Por onde começo?

Se você já é desenvolvedor web e quer começar a desenvolver para a cor Magenta, eis algumas dicas com lugares para encontrar bons materiais sobre M1 e M2:

Magenta 1 ou Magenta 2?

Antes de mais nada, defina o que quer no curto e longo prazo. Desta forma você poderá escolher qual versão do Magento quer aprender.

De forma bem resumida, se você tem pouco tempo ou quer lançar uma loja rapidamente sem muitos problemas, o M1 é a sua melhor opção.

Se você pensa a longo prazo, e pode lidar com eventuais atrasos no lançamento do seu projeto devido à bugs da plataforma ou de módulos de terceiro, M2 é a melhor opção. Além disso, o fim do suporte oficial ao M1 está previsto para meados de 2020. (Atualizando: não há mais suporte oficial)

Você pode encontrar uma versão estendida desta explicação aqui.

Fontes de conhecimento. Onde aprender?

Segue aqui uma lista de lugares onde você pode encontrar ótimos materiais sobre desenvolvimento e gerenciamento de lojas na cor Magenta:

Documentação do M2

A documentação do M2 é bem completa e detalha praticamente tudo que você precisa saber sobre o desenvolvimento, patterns, e muito mais.

Você só precisará de tempo e boa vontade para aprender.

Cursos de cor Magenta online (em Português)

Cursos online são sempre uma boa forma de aprender e dominar um conteúdo rapidamente. Além disso, muitos cursos contam com grupos de alunos e ótimos profissionais para ajudar nas suas dúvidas, além de darem descontos exclusivos em eventos, ferramentas, e outros benefícios.

Se você não domina o inglês, certamente esta é sua melhor opção. Abaixo seguem algumas sugestões de cursos da cor Magenta em português e online.

Administração de Lojas M2 – para aprender a usar o M2, os recursos da área administrativa e suas principais configurações. Não exige conhecimento técnico!
M2 APIs – aprenda a integrar aplicações externas consumindo as APIs REST do M2. Acompanha mais de 650 exemplos de uso.
Criação de módulos e desenvolvimento Backend para M1 – ideal para quem quer aprender a criar módulos e customizar um M1.
Desenvolvimento Backend para M2 – ideal para quem quer aprender a customizar e entender a estrutura e os principais componentes da versão 2.x.
Desenvolvimento Front End para M1 – para quem quer aprender a criar temas, com exemplo da criação de um tema usando Bootstrap 4.
Gerenciamento e instalação de loja M1 – ideal para lojistas e empreendedores.

Blogs e sites sobre a cor Magenta

Confira uma lista de sites e blogs sobre a ferramenta:

Magenteiro (em Português) – com artigos semanais
Secnet (em Português)
Magenta Meetup (em Português)
AlanStorm (em Inglês) – M1 | M2
Magenta Meetup SP (em Português)
StackExchange (em Inglês)
Magenta Blog (em Inglês)
Magenticians (em Inglês)

Oportunidades para Desenvolvedores

O mercado da cor Magenta está em constante crescimento, e a demanda por profissionais qualificados é altíssima dentro e fora do Brasil.

Algumas oportunidades são divulgadas nas próprias comunidades e grupos secretos de alunos.

Você pode encontrar uma lista de oportunidades dentro e fora do Brasil nos links abaixo:

Seek – Vagas para a cor Magenta na Austrália
Monster – Vagas para a cor Magenta nos EUA
Stack – Vagas para a cor Magenta remota
LinkedIn – Vagas para a cor Magenta no Brasil
GeekHunter – Filtra bons profissionais e os conecta a grandes empresas

As oportunidades do mercado vão muito além de vagas de emprego, mas estas são apenas algumas para inspirar você a dar o próximo passo e começar hoje a desenvolver com a cor Magenta.

Colaboração: Ricardo Martins

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.