Como instalar um novo Tema no Magento 2 – Parte 1

Escrito por Mario SAM

Depois que você instala com sucesso sua loja Magento 2, é comum experimentar novos Temas. Nesta nova versão do Magento temos 3 maneiras diferentes de instalar um novo tema.

Na parte 1 deste tutorial vamos ver o passo-a-passo da instalação por pacote – acredito ser o mais comum – onde você faz o download de um pacote zipado com todos os arquivos do tema.

Passo 1 – Preparação

Assim que você instala sua versão do sistema, seu deploy fica setado como: default

O ideal, enquanto você está desenvolvendo e preparando sua loja, é configurar seu deploy para: developer

Isso vai fazer muita diferença no seu debug, a resolver problemas, gerenciar cache, etc. Não é um passo obrigatório, principalmente se ainda estiver no modo default.

Passo 2 – Copiando os Arquivos

Depois que você comprou/baixou seu Tema, está na hora de descompactar o arquivo e mover para o diretório do Magento.

Dica: No site ThemeForest você encontra Temas incríveis!

Ao descompactar o arquivo, você deve ter uma pasta com o nome da Empresa/Vendedor, dentro desta, um pasta com o nome do Tema, e dentro do tema, os arquivos que o compõem.

Copie a pasta Empresa/Vendedor para dentro da sua instalação Magento 2, no diretório:

Vale ressaltar também, que alguns temas possuem módulos próprios, que precisam ser instalados para que o tema funcione apropriadamente. Nesse caso, você precisa encontrar (ao descompactar) um diretório semelhante à nome da Empresa/Vendedor, e dentro deste os módulos.

O processo será semelhante ao anterior, movendo o diretório com nome da Empresa/Vendedor (que contêm os módulos) para:

Passo 3 – Registrando o Tema

Sempre que você acessa seu Admin (ou atualiza a página), o sistema faz uma consulta na base para identificar na sessão quais módulos e configurações devem ser carregados. Isso inclui os Temas.

Por isso, se seu Tema não estiver aparecendo como opção no backend, faça um logout/login novamente, ou tente atualizar a página.

Passo 4 – Acessando o novo Tema

Na sua tela de administração do sistema, navegue no menu:

Se o novo tema aparecer como opção de configuração, a instalação foi concluída.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Gostou do conteúdo? Me adicione no LinkedIn, avalie minhas competências, deixe uma recomendação profissional, e me indique para boas oportunidades de emprego. Seria incrível ter a oportunidade de poder trabalhar em uma grande empresa.