Frete Fixo para a loja inteira no M1

Escrito por Mario SAM

Você já deve ter visto algumas promoções que os grandes players do mercado fazem, do tipo: Todo o site com frete fixo R$ 1,00.

Algumas empresas trabalham com um único tipo de produto e meio de entrega (seja motoboy, transportadora), e por isso podem oferecer um frete único para todos os pedidos, ou ainda, um frete fixo pode servir de alternativa temporária nos dias em que o site dos correios esta fora do ar.

Então vejamos como configurar corretamente esse módulo de entrega no sistema.

Habilitando e configurando o Frete Fixo

Comece acessando seu admin, e vá ao menu:

Sistema > Configuração > VENDAS > Formas de Entrega [Valor Fixo]

Por padrão, após a instalação da cor Magenta esse módulo já vem habilitado, então vejamos como tirar proveito de suas configurações:

Habilitado: Caso deseje retirar essa opção da página, marque como “Não“.

Título: Vem com valor “Flat Rate” e é apresentado no frontend da sua loja. Procure utilizar uma descrição curta, ex.: “Frete Fixo“.

Nome do Método: Vem com valor “Fixed” e também é apresentado no frontend da sua loja. Você poderia colocar uma informação adicional aqui, como por exemplo: “entrega por motoboy“, “prazo: 7 dias úteis“, “valor único“.

Exibindo frete fixo no checkout.

Tipo: O tipo de embalagem dos pedidos, pois você pode enviar um pacote por item (padrão), um pacote para todo o pedido (recomendável), ou “nada”. Se você usar a opção “por item“, isso significa que se o pedido for de 3 (três) itens (iguais ou diferentes) será calculado 3 (três) fretes separados (um para cada item).

A opção "nada" significa que não será cobrado valor nenhum - R$ 0,00

Preço: O valor “base” do custo para enviar o produto ao cliente.

Calcular Valor de Embalagem: Fixo ou Porcentagem. É o valor adicionado ao preço base informado no campo anterior. Pode ser que você deseje repassar os custos da embalagem (caixa, adesivos, isopor, etc) ao cliente, nesse caso você pode informar um valor fixo ou um valor percentual.

Para o cliente é apresentado um valor único.

Embalagem: Caso você deseje cobrar o cliente pelo valor da embalagem, como explicado no campo anterior.

Exemplo:
Preço: 5, Embalagem: 10 [Fixo] = R$ 15,00
Preço: 5, Embalagem: 10 [Percentual] = R$ 5,50

Mensagem de Erro Apresentada: Quando por alguma razão este meio de entrega não estiver disponível para o cliente – seja por uma regra promocional, ou por restrição de países.

Entrega Permitida para Países: Por padrão, o meio de entrega está disponível para todos os países, mas você pode alterar para “países selecionados” e restringir esse módulo para os países indicados no campo seguinte.

Entrega para Países Específicos: Caso você tenha marcado “países selecionados” no campo anterior, você pode selecionar um ou mais países para que este meio de pagamento seja apresentado como opção de entrega.

Ordem: A posição em que este meio de entrega será apresentado na tela em relação às demais formas de entrega – quanto menor o valor, maior a prioridade.

Sempre que houver outras opções de frete para o cliente escolher, um radiobutton será mostrado junto às opções disponíveis, dessa forma ele só poderá escolher uma forma de entrega.

Espero que você tire proveito máximo das configurações disponíveis, e caso precise de um meio de entrega mais abrangente, leia o post Tabela de Cálculo – Table Rate.

Quer aprender a administrar o M1? Faça o curso M1 para Lojistas e Empreendedores
Quer aprender a programar para M1? Conheça o curso Criação de Módulos e Desenvolvimento Backend M1.9

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.