Como Limpar o Cache

Para garantir a boa funcionalidade de nossa loja virtual, e evitar surpresas, devemos cuidar bem do cache do sistema. Abaixo vamos ver como limpar o cache, e no final do artigo vamos abordar a importância dessa funcionalidade.

Mas, primeiro à prática!

Opção 1 – Limpar cache via Administração

Já na sua área administrativa, acesse no menu:

Sistema >> Ferramentas [Gerenciamento de Cache]

Ao carregar a página, no alto à direita clique em [Flush Magento Cache].

Limpar cache Magento

No final da página você também tem opções adicionais de cache. Pode descarregar todos por segurança (nos testes).

Limpar cache adicional

Opção 2 – Excluir arquivos manualmente

Algumas vezes pode ser muito mais rápido e prático (durante o desenvolvimento) excluir os arquivos de cache manualmente. Para isso, acesse o diretório em sua instalação do Magento:

/var/cache/

Selecione todos os diretórios que encontrar, e mova-os para a lixeira.

Opção Extra – Limpar o cache do Navegador

A maioria dos navegadores armazena cache por padrão, tentando otimizar assim o carregamento das páginas (já que elas não mudam com frequência).

Então mesmo limpando o cache do seu sistema M2, pode ser que seu navegador continue exibindo conteúdo antigo. Para garantir que seu navegador carregue o conteúdo atualizado, acesse:

– No Safari

>> Desenvolvedor >> Esvaziar Caches
Limpar cache no Safari

Enquanto estou desenvolvendo, gosto de usar a opção “Desativar Caches” também.

– No Chrome

>> Visualizar >> Desenvolvedor >> Ferramentas do desenvolvedor
Limpar cache Chrome

Na guia “Application” você tem a opção de “Cache“. Eu costumo apagar tudo que encontro nessa guia [Clear storage].

A importância do cache

Agora vamos para a parte teórica! O cache existe para melhorar a performance da sua loja (deixar ela mais rápida). Ele armazena em um diretório vários arquivos e imagens que são requisitados com frequência, dessa forma, seu sistema não precisa fazer constantes acessos à base de dados, reduzindo assim o tempo de carregamento e os recursos do servidor.

– Quando ligar o cache

Em ambiente de produção, ou seja, na loja finalizada, que está disponível para sua audiência na web.

– Quando desligar o cache

Em ambiente de desenvolvimento e em ambiente de testes, pois neste momento a performance não é tão importante quanto a garantia de ver suas alterações funcionando.

Você perde velocidade, mas garante que tudo está atualizado como deveria.

Para ligar/desligar o cache da sua loja, no seu ambiente de administrador, acesse:

Sistema >> Ferramentas [Gerenciamento de Cache]
Habilitar/Desabilitar Cache

Selecione todos os campos. Depois basta escolher a opção “habilitar” ou “desabilitar” e clicar em [Enviar].

Espero ter ajudado.

Sucesso!