Outra quando funcionalidade do Magento e das grandes lojas de comércio eletrônico, é a capacidade de armazenar os emails dos clientes interessados em determinado produto esgotado, e então avisá-los automaticamente assim que estes estoques forem atualizados.
Mas para que você possa tirar proveito dessa funcionalidade no Magento, precisamos fazer alguns ajustes nas configurações, como veremos abaixo.
Exibir produtos sem estoque
Para que os clientes possam ver os produtos esgotados e solicitar aviso, é preciso que estes produtos estejam aparecendo no catálogo, óbvio! Então a primeira coisa que devemos fazer é acessar:
Sistema > Configuração > CATÁLOGO > Estoque [Opções de Estoque]
E alterar a opção “Exibir Produtos Sem Estoque” para “Sim“.
Atualize o índice das tabelas após essa alteração, pois isso afeta a apresentação do seu catálogo no frontend.
Opção de Avise-me
Agora sua loja está exibindo os produtos “sem estoque” na vitrine, mas ainda não possui a opção de “avise-me quando este produto voltar ao estoque“, para isso precisamos ir em:
Sistema > Configuração > CATÁLOGO > Catálogo [Aviso de Produtos]
E alterar a opção “Avisar quando houver produto em estoque” para “Sim“. Logo abaixo você ainda pode configurar outros dois campos que fazem parte deste alerta:
“Modelo para Email de Estoque” e “Remetente para Email de Avisos“, onde você pode configurar o email de transação a ser utilizado nesta comunicação com o cliente, além do email usado para envio.
Como essa alteração também afeta sua apresentação de produtos no frontend, é preciso atualizar os índices das tabelas novamente.
Com isso seus clientes já podem assinar a lista de espera, e você pode gerenciar no backend a demanda pelo produto.
Disparando o Alerta
Agora sempre que você repor seu estoque e existir uma lista de espera para o produto, será disparado um email de alerta para seus clientes. Obviamente você também pode configurar como esse alerta será disparado, em:
Sistema > Configuração > CATÁLOGO > Catálogo [Configurações de Aviso de Produtos]
Onde temos os campos:
Frequência: Com que frequência o sistema deve verificar a reposição de estoque das listas de espera e disparar estes emails.
Hora Início: O horário que essa verificação deve ocorrer. Você já deve imaginar que os melhores horários para rodar este tipo de processo é na alta madrugada, ou em horários de baixo movimento no site.
E os 3 (três) últimos campos você pode configurar para receber um email, caso ocorra um erro no disparo dos alertas.
Verificando a Lista de Espera
Você habilitou a funcionalidade na sua loja, os clientes começaram a assinar sua lista de espera pelos produtos e agora você quer saber quais produtos estão sendo aguardados e por quantos clientes, certo!?
Para isso você precisa acessar o menu:
Catálogo > Gerenciar Produtos
Clique em um produto para editar, e no menu à esquerda clique em: “Alerta de Produtos”
Deve ser carregada uma lista de clientes que estão aguardando pelo estoque deste produto selecionado.
Neste momento você pode estar pensando: “Mas terei que fazer isso para todos os produtos?” – Sim! Se você quiser saber quais produtos possuem lista de espera, e quantos usuários estão aguardando, sim.
Mas não se desespere! Aqui mesmo no blog tem um post que ensina a criar uma relatório no backend do Magento para controlar exatamente esse tipo de informação, veja em Criando Relatórios no Backend.
Você também pode usar algum software de apoio para organizar o controle do seu estoque, um sistema que seja totalmente integrado ao Magento, como o ERP da empresa Bling!
Sucesso!