Algumas informações se tornam irrelevantes quando não sabemos o que fazer com elas. E exibir o número de visitantes no site pode parecer uma informação inútil.
Mas essa estatística se bem utilizada, pode se tornar uma arma, fornecendo informações preciosas para melhorar o gerenciamento do seu negócio.
E somos um povo criativo, tenho certeza que você vai encontrar uma maneira de fazer bom uso dessa informação.
Controle de backend
Essa informação já está disponível no seu backend, quando você acessa:
Clientes > Clientes Online
É mostrado um relatório com estatísticas de quem está visitando, quais páginas, em quais horários. E você ainda pode filtrar essas informações, caso queira monitorar um determinado produto, ou cliente.
Com isso você já consegue medir o movimento da loja, e melhor, consegue tomar decisões. Como por exemplo, o número de atendentes no chat da loja (aumentar/reduzir). Ou quando você cria alguma atividade nas mídias sociais (twitter/facebook/instagram) e pode verificar em tempo real se as pessoas estão entrando no seu site.
Você pode medir até mesmo o melhor horário para realizar uma atualização/manutenção (ou promoção) no site.
Informação no frontend
Muita gente deve pensar que essa informação não afeta a navegação dos usuários, e que eles nem prestariam atenção nisso.
Mas a verdade é que isso tem um efeito sim (positivo/negativo), ao menos psicológico. Da mesma forma como incluir a caixa de fãns do facebook na página para mostrar quantos seguidores tem o site (influência).
Neste teste vou utilizar o arquivo header.phtml que fica em:
app > design > frontend > default > default > template > page > html > header.phtml
E vou inserir o código abaixo:
prepare()->getCollection()->count().' visitantes no site'; ?>
Dessa forma você recupera a quantidade de acessos no site, mas você também poderia recuperar a quantidade de pageviews:
prepare()->getCollection()->getItems() ).' visitas no site'; ?>
Assim o Magento conta o número de visitas, e não o número de visitantes. Então se uma única pessoa navegar por 10 páginas em um curto período de tempo, o sistema vai exibir 10 visitas.
Criando algo novo
Agora que você sabe recuperar essa informação e exibir no frontend, pode começar a criar algo novo.
Por exemplo, digamos que você queira atrair mais visitantes pela recomendação (boca a boca). Você poderia exibir o número de visitantes no alto do site com a mensagem:
“Ao atingirmos 100 visitantes no site uma promoção relâmpago será disparada, avise seus amigos!”
Se você tiver interesse nessa implementação, entre em contato comigo e solicite um tutorial premium.
Essa foi apenas uma idéia, eu tenho outras que podem ser usadas nessa situação, então acredito que você também consiga fazer um ótimo uso deste recurso.
Você pode jogar a coleção de dados em uma variável e verificar se o visitante está logado ou não no site:
prepare()->getCollection(); $iv=0; $ic=0; foreach ( $listao->getItems() as $item ) { if ( $item->getCustomerId() > 0 ) { $ic++; } else { $iv++; } } echo 'no site agora: '.$iv.' visitantes e '.$ic.' usuarios logados.'; ?>
É com esse tipo de informação subjulgada que grandes players tornam suas lojas mais inteligentes.
Imagine controlar os produtos em destaque pelo número de visitantes no site!? Ou verificar que determinado produto está recebendo muitos visitas e nenhuma conversão, você poderia aplicar um desconto pré-programado e ainda jogar esse produto na página inicial, tudo de forma automatizada.
A inteligência artificial nasce da sua inteligência natural.
“O que você sabe não tem valor; O valor está no que você faz com o que sabe.” – Bruce Lee
Sucesso!