Ao contrário do que o nome pode sugerir, um produto simples não é um produto “simples” – fácil – de cadastrar ou utilizar. Pelo contrário, pode até mesmo ser bem difícil de utilizar ou dar muito trabalho na hora de cadastrar.
Eu não abordei esse tema antes pois achei que era algo básico demais, que todos soubessem como cadastrar um produto simples. Mas a realidade é bem diferente, e a quantidade de erros na hora de cadastrar um produto é gritante.
Planejamento
A primeira etapa para se cadastrar um produto simples é o planejamento do tipo de produto que você pretende vender.
Como você já deve ter observado o Magento possui alguns tipos de produtos, entre eles o simples, o configurável, o virtual, o digital, o agrupado, e o pacote. E alguns destes tipos de produtos são formados por outros produtos simples.
Basicamente, um produto simples é um produto que não exige especificações de detalhes, por exemplo: você não precisa informar a cor, o tamanho, o peso, a unidade, a voltagem, litros, tipo de placa, sabor, etc, etc, etc.
Produtos que podemos definir como simples:
- Livros - DVD's - CD's - Video-games - Violão
É o tipo de produto que você compara apenas o preço entre as lojas, pois não existem configurações no momento da compra.
Atributos
Talvez o erro mais comum entre os iniciantes do Magento seja o cadastro de produtos usando o grupo genérico (default).
Nunca mais faça isso!
Seguindo nossa lista de exemplo acima, um produto simples do tipo livro, não tem as mesmas características de um dvd, que não possui as mesmas características de um vídeo-game, que é bem diferente de um violão.
Se você pretende separar estes produtos em categorias distintas e aplicar filtros especializados para cada um deles, seu trabalho começa por separar o cadastro destes produtos em grupos de atributos diferentes.
Exemplo de grupo de atributos: Livro
- número de páginas - isbn - autor - editora
Exemplo de grupo de atributos: DVD
- duração do filme - possui extras - ano de lançamento - gênero
Dessa forma você consegue cadastrar um violão sem precisar olhar para campos de preenchimento como “isbn” ou “gênero“.
O cadastro
Agora sim, passado as etapas de planejamento e criação de grupos de atributos, estamos preparados para cadastrar um produto simples. Para isso acesse:
Catálogo > Gerenciar Produtos [+ Criar Produto]
Selecione o grupo de atributos e o tipo de produto:
Nesse momento você tem uma variedade enorme de configurações para o produto, mas vamos nos focar nos campos obrigatórios para poder finalizar o cadastro.
Na guia [Geral] temos:
Nome: é o nome do produto, que aparece como título em todas as páginas da sua loja.
Descrição: informações que descrevem o produto na página de detalhes do produto.
Descrição Resumida: um breve resumo sobre o seu produto, que vai aparecer próximo ao preço/foto do seu produto na página de detalhes do produto, e também na listagem de categoria quando esta estiver no formato de lista. Claro que isso depende do leiaute do seu tema.
SKU (Stock Keeping Unit): é um código que identifica o produto, algo similar ao código de barras – mas em formato alfanumérico.
Peso: o peso do produto para a entrega (sem o pacote dos correios).
Status: habilitado ou desabilitado. Indica se o produto deve ou não fazer parte do catálogo de vendas.
Visibilidade: a forma como seus clientes podem encontrar o produto na sua loja. O comum é utilizar “catálogo, busca” para que o produto seja encontrado na listagem de categorias e através do campo de busca do site.
Na guia [Preços] temos:
Preço: o preço de venda “normal” do produto para o cliente. Normal, significa que é o preço sem descontos ou promoções.
Grupo de Imposto: nenhum. Existem algumas diferenças entre a maneira que os impostos são calculados nos EUA e no Brasil. Por isso o mais indicado no momento seria utilizar a opção “nenhum”.
Na guia [Estoque] temos:
Qtd: o número de itens disponíveis para venda no seu estoque.
Disponibilidade de Estoque: este campo não é obrigatório, mas é importante que você configure ele como “Em Estoque” para que o produto esteja disponível no seu frontend. Dependendo das configurações do seu sistema, se você manter a opção “Esgotado” o produto pode não aparecer na loja.
Obviamente outros atributos que você tenha criado para o seu novo grupo de atributos podem ser de preenchimento obrigatórios também.
E para este artigo não virar um curso de Magento vamos ficando por aqui.
Continue estudando
Depois que você entende o básico de um cadastro é natural se interessar pelas outras opções de configuração de um produto. Por isso continue explorando essa fantástica ferramenta que é o Magento.
Aqui no blog você encontra diversos post’s que vão dar continuidade a este tema, veja:
– Título, Descrição, e Palavras-chave
– Opções personalizadas nos produtos
E em caso de dúvidas, você é sempre muito bem vindo ao fórum da Escola Magento.
Sucesso!