Administrar uma loja virtual vai muito além de cadastrar produtos e embalar pedidos. É preciso monitorar a concorrência, fortalecer a marca, investir em marketing, e analisar muitos gráficos para poder tomar as melhores decisões.
E inevitavelmente você acabará passando pelas regras promocionais do Magento. Uma estratégia para promover determinados produtos ou categorias da sua loja, visando dar maior rotatividade a alguns produtos, ou baixando sua margem de lucro para se tornar competitivo no mercado.
Independente de qual seja seu objetivo, vejamos como o Magento trata a criação das regras de preços no catálogo.
Regra de >> Preço <<
Importante começar destacando que existem dois tipos de “promoções” no Magento. Uma é referente ao preço do catálogo de produtos – que veremos neste post.
Outra é referente à promoções no site, como a criação de cupons de desconto, frete grátis, desconto para meios de pagamento, etc. Você pode ler o post Desconto de 10% no Boleto para mais informações.
Então preço está relacionado à produto, e produto está conectado à categoria e/ou à um grupo de atributos.
Isso significa que a criação de uma regra de preços vai passar basicamente por 3 (três) etapas. 1. As informações básicas da regra (à quem afeta); 2. As condições de ativação da promoção; 3. Como serão aplicados os novos preços.
Vejamos com mais detalhes então cada uma das etapas.
1. Informações da Regra
Nessa primeira etapa vamos criar a identidade da regra, ou seja, informar um nome, a que grupos a regra vai ser aplicada, as datas, o website, etc. Devemos então preencher os seguintes campos:
Nome da Regra – Para controle interno, serve para identificar a regra no backend.
Descrição – Também para controle interno. Caso sua regra seja cheia de detalhes, seria bom deixar tudo bem explicado aqui.
Status – Informa se a regra está ou não habilitada (ativa) para ser aplicada na loja.
Websites – Você pode separar as regras por website, indicando quais poderão usar a regra.
Grupo de Clientes – Geralmente deve-se selecionar todos, para que a regra seja visível por qualquer cliente (logado ou não). Mas você pode criar uma regra que aplique descontos para determinados grupos “especiais”.
Iniciar em – Caso você queira agendar uma data de início para a promoção, como em datas comemorativas por exemplo.
Finalizar em – Você pode agendar também uma data limite para sua promoção, assim não precisa se preocupar em voltar no backend para desligar a oferta.
Prioridade – Quando você possui outras promoções habilitadas, pode estipular a prioridade de cada promoção para indicar qual delas possui maior relevância – o menor número indica maior relevância.
Os campos em vermelho são de preenchimento obrigatório.
2. Condições
Se você decidir aplicar a promoção na loja inteira, não precisa informar condição nenhuma aqui, basta seguir em frente.
Essa etapa é interessante pois você pode definir um grupo de produtos ou categorias que irão receber o desconto. É possível criar inúmeras variações, então observe bem sua configuração, e de preferência deixe tudo anotado no campo “Descrição” da etapa 1.
Veja que na imagem acima estou aplicando a regra para todos os produtos que foram criados usando o grupo de atributos “Camisetas“.
3. Ações
Essa última etapa é a mais importante, pois envolve um risco enorme em caso de erros. E é por envolver riscos que a promoção não é aplicada imediatamente em sua loja assim que você salvar a regra.
O que precisamos entender bem é o primeiro campo “Aplicar” que possui as seguintes opções:
Porcentagem Sobre Valor do Produto – Vai apresentar o preço original do produto com o desconto aplicado. Ex.: R$ 50 -> 10% = R$ 45
Reduzir Valor do Produto – Vai apresentar o preço original do produto menos o valor informado. Ex.: R$ 50 -> 10 = R$ 40
Apenas o Valor da Porcentagem – Vai utilizar o valor calculado na porcentagem como preço do produto. Ex.: R$ 50 -> 10% = R$ 5
Valor Informado – Substitui o preço do produto pelo preço informado, simples assim, sem cálculos. Ex.: R$ 50 -> 10 = R$ 10
Em seguida temos o campos “Valor do Desconto” que vai ser calculado sobre o preço do produto dependendo da forma como você mandou aplicar essa promoção. Então vamos supor que você informou o valor “10” (dez), e temos um produto que custa originalmente R$ 50 reais – os resultados seriam:
R$ 50 -> 10 = R$ 45 //porcentagem sobre valor do produto R$ 50 -> 10 = R$ 40 //reduzir valor do produto R$ 50 -> 10 = R$ 5 //apenas o valor da porcentagem R$ 50 -> 10 = R$ 10 //valor informado
Acredito que os números apresentados acima demonstrem bem a importância de uma boa configuração.
Temos o campo “Aplicar Somente esta Regra“, que por padrão vem marcado “Não“. O que significa que outras regras do sistema continuam em vigor, ou seja, o cliente ainda pode aproveitar uma promoção de frete grátis, ou utilizar um cupom de desconto, independente de utilizar ou não esta regra.
E nas versões mais recentes do Magento, temos ainda o campo “Aplicar Desconto em Subprodutos“, que quando selecionado “Sim” abre as opções “Aplicar” e “Valor do Desconto” que funcionam exatamente da mesma forma explicada anteriormente.
A diferença está nos produtos onde serão aplicados os descontos. Subprodutos são produtos que estão vinculados a um produto “chave”. Por exemplo:
Camiseta do Super Mario (produto configurável)
Ao selecionar este produto, você tem as opções:
Camiseta do Super Mario (cor branca) Camiseta do Super Mario (cor vermelha) + R$ 10 Camiseta do Super Mario (cor preta) + R$ 20
Observe que as variações de cores possuem acréscimos de preços. Então aplicar descontos em subprodutos afetaria os valores +R$10 e +R$20.
Em resumo é isso.
Depois que você salvar a regra, é preciso “Aplicar Regra” para que ela entre em vigor no frontend. Ou você também pode clicar em [Salvar e Aplicar] para dar início imediato à promoção.
Mas eu sugiro que você crie a regra em um ambiente de desenvolvimento/testes para se certificar de que configurou corretamente antes de jogar em produção.
Sucesso!