Um recurso muito utilizado em blogs e pouco explorado em sites de comércio eletrônico, a nuvem de tags é um recurso que entra e sai de moda constantemente.
Nuvem de tags é uma lista de palavras-chaves que descrevem um produto, uma página, um conteúdo, uma pessoa, etc.
Na maioria das vezes são exibidas sem ordem definida, e com tamanhos variados. Por isso a denominação “nuvem”, e tags são as etiquetas – as palavras-chave. Cada tag se transforma em um link, que apresenta todos objetos que receberam a mesma etiqueta.
Em resumo, é um recurso que se bem utilizado pode se transformar em um rápido e poderoso mecanismo de busca no seu site.
A Tag é 2.0
Em 2004 vivenciamos uma mudança na forma de interagir com páginas e websites. A era da web 2.0 colocou muitos sites no esquecimento e tantos outros em foco.
A nuvem de tags é um recurso dessa web 2.0 que permite que os visitantes do seu site marquem seus produtos (e conteúdo) com as palavras-chaves que eles consideram mais apropriada.
E no Magento, sempre que alguém adicionar uma tag à um produto, você pode gerenciar pelo backend, controlando se a tag em questão corresponde ou não as expectativas do seu produto.
Catálogo > Tags > Tags Pendentes
Também é possível que você lojista adicione estas tags aos produtos, para isso vá em:
Catálogo > Tags > Todas as Tags [Criar Tag]
Em um primeiro momento, você vai informar a palavra-chave da etiqueta, o status, e a base de popularidade, clicar em Salvar e Continuar.
Feito isso, então você seleciona os produtos que receberão a etiqueta desta tag e salva. Atualize a tela do produto e veja o resultado:
Você também pode visualizar as tags de cada produto, selecionando o produto e depois no menu a esquerda “Tags do Produto“.
No template padrão (default) do Magento, sempre que a coluna da esquerda for exibida, a caixa com “Tags Populares” será apresentada:
E se a pessoa clicar no link “Ver todos“, ainda é apresentada outra página com toda nuvem de tags do site:
Agora vejamos como o Magento controla isso no frontend.
O xml da tag
Como você pode observar pelo número de print’s que este post tem, as tags estão espalhadas por todo template. Então nada mais natural do que o sistema ter um xml para controlar apenas isso (as tags).
app > design > frontend > base > default > layout > tag.xml
Ao abrir o arquivo você pode identificar vários blocos onde são carregados as informações de tags. E no diretório:
app > design > frontend > base > default > template > tag
Nós temos várias páginas que são utilizadas nesse processo de apresentação:
-> popular.phtml -> cloud.phtml -> list.phtml -> customer > recent.phtml -> customer > tags.phtml -> customer > view.phtml
E no arquivo styles.css procure pela classe .box-tags caso queira alterar o estilo das tags nas páginas.
Então pense numa estratégia interessante, e faça bom uso deste recurso da web 2.0.
Sucesso!