Venda Agregada – UpSell no M1

Escrito por Mario SAM

Vamos conhecer a funcionalidade de venda agregada (up-sells) que ajuda a aumentar o ticket médio dos pedidos realizados na sua loja.

Diferente das opções de “Venda Cruzada” e “Produtos Relacionados“, nesta ação nosso objetivo é oferecer um produto similar ao visualizado pelo cliente, porém com atributos que agreguem valor e preço ao produto.

Agregando Valor

Para escolher os produtos de maior valor, acesse:

Catálogo > Gerenciar Produtos > [Escolha um produto para editar]

No menu à esquerda clique sobre a opção “Venda Agregada“. O sistema deve carregar todos os produtos que já estão marcados como agregados para este produto.

Para carregar todos os produtos, basta selecionar a opção “Qualquer” e [Filtrar].

Filtrando os produtos que serão configurados.

Marque o checkbox dos produtos que deseja oferecer e clique em [Salvar].

Exemplos de produtos para agregar valor:

Produto: TV de 32' polegadas
Agregado: TV de 42', TV 32' Smart 3D, TV de 50'
Produto: Filme em DVD
Agregado: Filme em BluRay, Box Coleção DVD, Kit DVD + Camiseta + Action Figure

Dessa maneira você está oferecendo um produto melhor ao seu cliente, ao mesmo tempo em que aumenta o valor da venda, gerando um ganha-ganha.

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Assim que você salvar suas alterações, o resultado já pode ser visto no frontend.

No tema padrão (default) do M1, estes produtos agregados serão exibidos logo abaixo da descrição detalhada do produto, com uma mensagem bem insinuante que diz “Talvez você se interesse por estes produtos“. O que é bem provável, já que se tratam de produtos similares ao que ele esta visualizando, porém, melhores e mais caros.

Resultado de um produto que exibe a venda agregada.

Você pode perceber que neste leiaute, não existe botão [comprar] nos produtos agregados – já que se tratam de produtos substitutos. Apenas a sugestão para que o cliente decida se tem ou não interesse em clicar e conhecer os detalhes do produto indicado.

Codificando a Venda Agregada

Ao usar o tema padrão (default) do M1, você vai perceber que estes produtos agrupados são exibidos em 4 (quatro) colunas. Caso você queira alterar o número de colunas, acesse o arquivo XML responsável pela criação deste leiaute, o catalog.xml que fica em:

app > design > frontend > base > default > layout > catalog.xml

Não altere nenhum arquivo em “base/default“, faça uma cópia para “default/default” ou para seu “pacote/tema” customizado – e altere a cópia.

Dentro deste arquivo você encontra o controlador (handle) “catalog_product_view“, e dentro dele o bloco de container “upsell_products“, como mostrado abaixo:

<block type="catalog/product_list_upsell" name="product.info.upsell" as="upsell_products" template="catalog/product/list/upsell.phtml">
	<action method="setColumnCount"><columns>4</columns></action>
	<action method="setItemLimit"><type>upsell</type><limit>4</limit></action>
</block>

Repare no método “setColumnCount” passando como parâmetro “columns” o número “4“. Naturalmente se trata do número de colunas a serem carregadas no frontend da sua loja, assim como o “setItemLimit” limita o número de itens a serem carregados na página.

No código mostrado acima você também pode ver que a página responsável por exibir estes produtos é o arquivo “upsell.phtml“.

Estrategicamente… procure agregar produtos com valores em torno de 15% acima do produto visualizado, para que desperte o interesse do cliente. Se você exibir apenas produtos 100% ou 200% acima do produto atual, dificilmente conseguirá atrair atenção de alguém.

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Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.