MENU

Comments (0) Magento, SEO

Url amigável no Magento – URL Rewrite

Uma das muitas vantagens em usar o Magento, é que ele respeita diversas práticas SEO para melhorar o posicionamento do seu site em mecanismos de buscas.

Mas não se iluda! Ter um sistema que utiliza técnicas SEO não significa que você não precise fazer nada além de instalar. Tem muito trabalho a ser feito para otimizar suas páginas, muita configuração pela frente.

Uma destas funcionalidades do sistema se chama URL Amigável, onde é possível personalizarmos as url’s do site, reescrevendo o endereço das páginas para torná-lo mais amigável ao visitante (fácil de lembrar).

Mas qual a diferença?

Usando um exemplo bem simples, você pode transformar isso:

Em uma url amigável, a mesma url acima se transforma em:

Basicamente isso não passa de um redirecionamento, a nova url funciona como uma máscara. Sendo assim, você também pode usar essa funcionalidade para redirecionar antigas url’s do seu site para novos endereços.

Eu quero, eu quero…

O primeiro passo para usar a reescrita de url’s é habilitar este recurso no seu servidor. Se você é o responsável pela instalação do seu servidor, então cabe a você habilitar a biblioteca mod_rewrite (em geral no Apache). Se você usa uma hospedagem, então verifique com o suporte sobre a possibilidade de usar esta biblioteca, ou leia as especificações antes de contratar o serviço (altamente recomendável).

Durante a instalação do Magento, ele vai questionar (usando checkbox) se você deseja habilitar a funcionalidade de url amigável no sistema. Marque essa opção apenas se tiver certeza de que seu servidor possui a biblioteca mod_rewrite habilitada, senão o sistema não vai funcionar corretamente após a instalação.

Dica: Veja no site da Magento Inc. os pré-requisitos para instalação do sistema. Se a biblioteca mod_rewrite estava desabilitada é possível que outras bibliotecas importantes também estejam.

Em poucos cliques

Se você não habilitou a reescrita durante a instalação, não se preocupe. Você ainda pode ligar/desligar esta funcionalidade pelo backend. Navegue em:

Na guia “SEO – Sistema de Otimização de Buscas” você marca se deseja ou não manter esta funcionalidade ativa.

Aplicando a reescrita no sistema

Uma maneira inteligente de usar a reescrita no Magento, seria por exemplo criando uma url como “www.seusite.com/promocao-da-semana“. Assim você pode espalhar esse endereço por toda web, em redes sociais, com parceiros, midias impressas, etc.

E toda semana você pode mudar a página de destino “promocao-da-semana“, redirecionando para um hotsite, uma categoria, ou um produto em particular. Dessa forma você não precisa se preocupar com o período de validade da url, ou em ficar atualizando todos seus parceiros sobre a nova url promocional.

Vejamos como é fácil. No seu backend navegue em:

Uma lista de url’s deve ser listada. São todas administradas pelo próprio sistema para tornar o site mais amigável aos mecanismos de buscas. Mas você tem a liberdade de editá-los. Clicando no botão “Criar Url“, você tem a disposição um formulário para criar os novos redirecionamentos.

O importante aqui é informar um caminho base válido, ou seja, uma url que exista dentro do seu domínio.

Neste exemplo eu citei a url “semana-33“, então no meu domínio deve existir a url “www.meusite.com/semana-33“. E sempre que alguém clicar em “promocao-da-semana” será redirecionado para a promoção da “semana-33” até que eu decida mudar.

Nada é constante, exceto a mudança

Esse pensamento de Heráclito define bem a importância desta funcionalidade no sistema.

Use com moderação e inteligência.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.