Estados Brasileiros


Você está lendo:

Estados Brasileiros

Este post foi marcado como:

Para que o seu sistema Magento fique ainda mais tupiniquim, é importante que você tenha os estados brasileiros cadastrados no seu sistema. Pois a instalação padrão não contempla os estados brasileiros.

E faz diferença ter os estados cadastrados no sistema?

Sim, faz diferença. Se você criar um novo cadastro de usuário, no momento que for cadastrar o endereço, será solicitado que você digite o estado. E devido aos erros de digitação e imaginação, um simples "São Paulo" pode ter diversas variações como:

Isso em resumo. Então para higienizar/padronizar os dados no cadastro de endereços, e também para facilitar a vida dos usuários ao cadastrar um novo endereço, é muito pertinente que você tenha os estados brasileiros cadastrados no seu site.

Aviso Importante

Se você instalou a melhor tradução português brasil do Magento disponibilizada gratuitamente aqui no blog, e executou o script sql bônus, então você já possui os estados brasileiros cadastrados no sistema.

Na dúvida, você pode executar esse script sem problemas, pois o mesmo vai verificar se os estados já estão cadastrados antes de inserir alguma informação.

Em 2010 eu criei um script sql para inserir os estados brasileiros na versão 1.4.x do Magento. Muita gente copiou este script e saiu distribuindo junto com outras traduções para o Magento. E é muito arriscado você executar esse script antigo nas novas versões do Magento, pois o script antigo foi criado para funcionar apenas na versão 1.4.x do Magento.

Se você receber um erro de region_id durante o cadastro de um endereço, é porque fez uso de script não compatível (antigo).

Script Universal

Agora eu criei um script totalmente novo, que vai funcionar em qualquer versão do Magento, e independente de você ter ou não os estados já cadastrados. Pois antes de inserir qualquer informação no banco de dados é feito uma verificação nos dados.

Basta copiar e executar o código abaixo no seu SGBD:

Caso você já tenha os estados cadastrados, vai receber a mensagem "0 rows affected in total". E se tudo der certo, 54 novos registros serão inseridos.

Onde executa isso?

Apesar de ser algo bem simples, tem muita gente que não faz a menor idéia de onde colocar esse código. Então vamos ilustrar abaixo.

Você pode abrir um software SGBD como o Sequel Pro, ou então usando o phpMyAdmin no seu navegador. Caso você não saiba como acessar seu phpMyAdmin contate o suporte da sua hospedagem e peça orientações.

Agora basta copiar o código aqui do blog, colar no console SQL, e clicar em Go/Executar.

rodando sql no phpmyadmin

E terminou, simples assim. Você já pode iniciar um novo cadastro de endereço no Magento e visualizar o combobox com os estados brasileiros.

Sucesso!

Junte-se ao Clã

Você está sendo recrutado para o clã do Mario SAM.
Faça parte do maior grupo de usuários Magento da face da Terra.

Compartilhe este post...

twitter

0

...e ganhe pontos!

facebook

0

...e ganhe pontos!

google+

0

...e ganhe pontos!

Junte-se ao clá e acumule pontos

Criar Conta