MENU

Comments (0) Magento, O Básico

Sample Data Magento

Quando você entra no site oficial da Magento Inc para baixar o pacote de instalação, algumas alternativas de download estão disponíveis. E aqui no blog já abordamos as opções Full Release e a Downloader.

Pois agora vamos falar da opção Sample Data.

O sample data nada mais é, do que um modelo para testes do sistema. Ou seja, dados/informações de exemplos para você conhecer melhor a ferramenta.

Preciso disso?

Na verdade não. Se você deseja conhecer o Magento Community, navegar, explorar o frontend e backend antes de decidir se vai usar ou não. Você pode acessar os seguintes endereços:

Frontendhttp://demo.magentocommerce.com
Backendhttp://demo-admin.magentocommerce.com/index.php/admin/

Você pode solicitar testes até mesmo da versão Enterprise (paga) no endereço:
www.magentocommerce.com/enterprise-edition-demo-intro

Dessa forma você consegue testar o Magento online, sem precisar instalar absolutamente nada.

Quando usar?

O sample data contém páginas (CMS), produtos (vários tipos) e imagens pré-configuradas no sistema. Dessa forma você consegue navegar pela loja como se ela já estivesse pronta.

Ou seja, serve apenas para conhecimento da ferramenta. Quando você estiver preparado para instalar uma versão de produção, não utilize o sample data, faça uma instalação limpa.

O sample data foi feito para você testar o sistema offline, em localhost (na sua máquina), onde você tem a liberdade de alterar as configurações, conhecer as funcionalidades, e realizar testes e mais testes.

Eu quero usar

Importante ressaltar que a instalação do sample data vem antes da instalação do Magento Community. Mas isso não significa que você pode ignorar os pré-requisitos do sistema, eles continuam existindo e devem ser respeitados, como explicado no post: Como Instalar o Magento?

Entre no site oficial e baixe o sample data: www.magentocommerce.com/download

Ignore a versão apresentada nesse arquivo, essa versão não é referente à versão do Magento, é apenas um controle interno da empresa. Este sample data vai funcionar em qualquer versão do Magento acima de 1.1.2.0.

A instalação

Terminado o download, descompacte os arquivos. Você deve ter 2 (dois) itens, um arquivo SQL, e uma pasta “media” com diversas imagens.

A pasta “media” pode ser colocada antes ou depois (tanto faz) dentro do seu diretório de instalação do Magento. E deve ter permissão (755).

O importante mesmo é o arquivo SQL. Ele deve ser executado em um banco de dados limpo, sem nenhuma tabela do sistema Magento. Você pode abrir o arquivo e copiar/colar o conteúdo, ou apenas importar o sql via phpMyAdmin, ou outro sistema gerenciador de banco de dados.

Esse processo não deve levar mais do que alguns segundos. E agora você pode instalar o Magento Community no mesmo diretório e database para aproveitar as vantagens do sample data.

O que vem depois

Instalar o sample data, não significa que você instalou o Magento, são processos distintos e devem ser feitos em etapas separadas.

Depois de executar os passos acima com sucesso, você precisa instalar sua versão do Magento, como mostrado nos posts:

Instalando o Magento CE 1.4 por Full Release
Instalando o Magento CE 1.6 com SSH
Instalando o Magento CE 1.7 via Downloader

Qualquer dúvida, usem o fórum da Escola Magento.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.