Meu breve resumo sobre o RD Summit 2015 [FLN]


Você está lendo:

Meu breve resumo sobre o RD Summit 2015 [FLN]

Este post foi marcado como:

Em outubro de 2015 eu participei como visitante do RD Summit 2015 (edição Florianópolis). Um dos maiores eventos do Brasil organizado com foco em Marketing Digital.

Foi a primeira vez que participei, graças ao apoio da agência patrocinadora Score Media (especializados em SEO e marketing digital). Ao final do evento eu obtive minhas impressões, que irei compartilhar agora com vocês, somado à outros feedback's de visitantes, investidores, e patrocinadores.

O espaço do evento

O evento foi realizado no Centro Sul, um local apropriado para eventos, e por isso a estrutura atendeu muito bem as mais de 3 mil pessoas no local. No entanto, a organização dentro desse espaço parecia um pouco caótica.

Prometeram iniciar o evento pontualmente as 9hs e isso não aconteceu, pois neste horário a maioria dos visitantes estavam na porta de entrada tentando fazer o credenciamento.

rdsummir2015-imagens

Isso acabou gerando atraso em todas as palestras subsequentes, inclusive no dia seguinte... quando todas as palestras iniciaram com 15 minutos de atraso.

Recepção e chegada

Eu não fui de carro para o evento, mas ouvi um pessoal reclamando do estacionamento, e também pude reparar que havia uma fila de carros se formando na entrada do Centro Sul.

Florianópolis estava com tempo ruim já alguns dias, e mesmo assim não foi pensado em organizar a fila debaixo de uma proteção!? Enquanto as pessoas estavam na fila de credenciamento começou a chover... e só então, por reação, foi re-organizado a fila para tirar as pessoas que estavam pegando chuva.

Havia um espaço dentro do Centro Sul destinado à consultoria da Resultados Digitais (RD que organizava o evento). No entanto, haviam tantos funcionários da RD Station no local, que eu pensei que se tratava de uma área restrita para os funcionários da RD descansarem.

Alimentação

Além de um pequeno restaurante e cantina existentes dentro do Centro Sul, a organização do evento tratou de abrir um espaço para os Food Truck... que foi uma ótima idéia... pena que não deu conta de atender a demanda. E as 15hs os carros já estavam fechados, pois acabou a comida.

No segundo dia melhorou um pouco. No entanto, muitas pessoas optaram por não arriscar ficar em enormes filas e foram almoçar no centro da cidade.

Os coffee brakes foram outra vergonha, e motivo de piada no dia seguinte. Com pão de queijo que servia como peso de papel, bolachas que ninguém comia, água, suco (que me atrevi tomar apenas uma vez), café, chopp no final do dia, e um bolinho que devia estar bom, pois não consegui catar nenhum para provar.

Palestras

O mestre de cerimônias do evento foi Murilo Gun, que eu particularmente gosto muito. No entanto, haviam pessoas que não conheciam o Murilo, e acharam estranho (bizarro) um evento deste porte com um mestre de cerimônias que ficava contando piadinhas e usando palavrões. :D

A organização se orgulha de ter apresentado 150 palestras, muitas delas acontecendo ao mesmo tempo, em salas paralelas. Eu, achei horrível.. afinal, quantidade não é qualidade. E foi absurdamente difícil encontrar uma palestra boa.

Prefiro um evento com 10 palestras ótimas do que um evento com 150 apresentações fracas. Mas devo alertar que eu não assisti nem metade delas.. na verdade, foram no máximo 10 palestras... primeiro porque cansa... segundo porque foi uma experiência horrível, e não queria insistir nessa tortura.

A grande maioria das pessoas com quem conversei também acharam bem fraco as apresentações e conteúdos, mas, uma ou outra pessoa conseguiu sim aproveitar uma palestra. (então eu que não tive sorte)

Expositores

Conversei com alguns expositores sobre a experiência deles no evento, e todos pareciam insatisfeitos com a organização, cada um com uma reclamação diferente.

Tinha algo muito legal rolando durante o evento, que ao publicar uma foto no instagram usando a hashtag #eunordsummit, a foto era impressa na hora (de graça). Mas esse estande sumiu antes do encerramento do evento.. será que acabou a tinta!?

Haviam muitas agências de marketing digital, SEO, geração de conteúdo, sistemas de atendimento, email marketing, chat online, hospedagem de sites, SaaS, e agências de comércio eletrônico.

rdsummit2015-pessoas

Eu aproveitei para tirar umas fotos com pessoal que estava por lá.

Networking

Sem dúvida nenhuma o melhor que o evento poderia oferecer. Eu que não sou de sair falando com qualquer desconhecido, acabei conhecendo pessoas na fila de credenciamento, durante o almoço, sentados ao meu lado no auditório, na área de exposição, e até nas redes sociais (só evitei conversar com desconhecidos no banheiro).

Acompanhei conversas de pessoas marcando um futebol, barzinho, e até baladas. Mas esse tipo de evento social ocorreu com mais frequência entre os visitantes de outras cidades/estados. O pessoal que era daqui mesmo de Florianópolis geralmente voltava pra casa. :)

Para encerrar, digo que não me arrependo de ter participado, até porque fui como convidado e tive o prazer de conhecer e conversar com muitas pessoas. Mas ficaria muito desgostoso se tivesse pago pelo ingresso e assistido apenas às palestras.

Sucesso!

Junte-se ao Clã

Você está sendo recrutado para o clã do Mario SAM.
Faça parte do maior grupo de usuários Magento da face da Terra.

Compartilhe este post...

twitter

0

...e ganhe pontos!

facebook

0

...e ganhe pontos!

google+

0

...e ganhe pontos!

Junte-se ao clá e acumule pontos

Criar Conta