MENU

Comments (0) Administração, Magento

Produtos Relacionados

Produtos relacionados – ou related products – é uma estratégia de marketing que pode ser aplicada na página de detalhes do produto.

Muito parecido com a técnica de Vendas Cruzadas já abordado aqui no blog, onde o objetivo é aumentar o ticket médio dos seus pedidos.

Acredito que as mulheres entendem mais de produtos relacionados do que os homens, pois quando uma mulher sai para comprar um batom e volta com um novo estojo de maquiagem, novos acessórios (brincos, colares, pulseiras), um vestido novo, um novo par de sapatos, uma bolsa nova, e um novo corte de cabelo… a maioria dos homens não entendem a relação direta entre um novo batom e a necessidade de comprar um novo par de sapatos.

Pois para as mulheres isso tudo é muito óbvio. Ela precisa de acessórios que combinem com o novo batom, e esses acessórios precisam de um vestido que ela ainda não tem, que fica perfeito com aquela bolsa da vitrine, que combina com a cor daqueles sapatos, etc, etc, etc… está tudo relacionado.

Então para ficar claro, produtos relacionados não substituem o produto principal, eles complementam. Por isso essa técnica quando bem aplicada na sua loja pode gerar grandes resultados nas vendas.

Comece a vender mais

Vamos ver como relacionar produtos no Magento, para isso acesse:

No menu à esquerda clique sobre a opção “Produtos Relacionados“. O sistema deve carregar todos os produtos que já fazem possuem um relacionamento para este produto.

Para carregar todos os produtos, basta selecionar a opção “Qualquer” e [Filtrar].

filtrar produtos relacionados

Marque o checkbox dos produtos que deseja oferecer e clique em [Salvar].

Exemplos de produtos para relacionar:

É também uma forma de facilitar a navegação do usuário, exibindo opções de produtos que talvez o cliente não saiba que a loja possui.

A página do produto

Após realizar as configurações acima com sucesso, você já pode acessar a página do produto e visualizar o resultado.

No tema padrão (default) do Magento, estes produtos relacionados serão exibidos na coluna da direita, logo ao lado do botão [Comprar] do seu produto em destaque. Visando assim chamar atenção e induzir a compra de outros produtos.

produtos relacionados a direita

Você pode perceber que neste leiaute, não existe botão [comprar] nos produtos relacionados e sim um checkbox. Nesse caso o cliente marcaria as opções de produtos relacionados que deseja comprar junto com o produto principal e depois clicaria no botão [Comprar] do produto em destaque. Essa ação adiciona todos os produtos de uma única vez no carrinho.

Alguns produtos não irão exibir a opção de checkbox pois não podem ser adicionados ao carrinho de compras. Isso pode acontecer quando o produto não possui estoque ou exige alguma configuração. Nesse caso apenas um link para o produto estará disponível.

* Todas essas limitações e comportamentos podem variar conforme o tema aplicado na loja.

Caso deseje alterar o arquivo responsável por essa apresentação, acesse:

Mas não edite arquivos em base/default, faça uma cópia dele para default/default, ou então para seu template/tema customizado.

Estrategicamente procure evitar produtos que substituam o produto em destaque, o cliente não pode ficar em dúvida entre levar o produto visualizado e o produto relacionado. Não existe uma regra quanto ao valor dos produtos relacionados, mas procure exibir produtos de menor valor e que apresentem um histórico de vendas casadas, do tipo: “quem comprou este produto também levou“.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.