MENU

Comments (0) Administração, Magento

Placeholder – Substituindo Imagens

Quando cadastramos algum produto no Magento e não inserimos uma imagem, automaticamente o sistema exibe uma logo da empresa Magento Inc por padrão.

Essas imagens temporárias são conhecidas como placeholder. Fazendo uma tradução “fria” seria algo como: Segurando o lugar; Ou fazendo uma tradução mais livre, é o mesmo que: Espaço reservado.

exemplo de placeholder no magento

Bom, independente do nome que damos acho que todo mundo já conseguiu entender o seu significado, então vamos ver como podemos personalizar as placeholder’s de nossa loja.

O jeito “não bom”

Existe uma maneira de alterar essas imagens temporárias que eu considero “não bom“. Isso não significa que esteja errado, até porque vai funcionar igual, o resultado final é o mesmo.

Algumas pessoas acessam o diretório:

E sobrepõem os arquivo listados nesse diretório:

Se você está pensando em criar um template/tema personalizado para Magento, até pode criar suas próprias placeholder’s neste diretório.

Mas se existe uma forma de fazer isso pelo sistema, automatizando e facilitando o gerenciamento da informação, vamos optar pela melhor prática.

Boas práticas

Então a melhor maneira de alterar essas imagens reservas seria pelo backend do sistema, acessando o menu:

Nesse espaço você encontra então 3 (três) campos para upload, sendo respectivamente Imagem Base, Imagem Reduzida, e Miniatura.

alterando placeholder

Imagem Base – Aparece na apresentação de detalhes do produto, quando o cliente seleciona um produto.

Imagem Reduzida – Imagem usada na listagem de catálogo dos produtos, como listagem de categorias e página inicial.

Miniatura – A menor apresentação gráfica de um produto, geralmente mostrada na página de carrinho de compras e similares (comparadores, favoritos, venda cruzada).

tipos de imagens no magento

Basta selecionar o arquivo e clicar em salvar para que o upload seja realizado. Essa imagem não será armazenada no diretório do seu template. O arquivo será enviado para:

Onde “default” é o nome do tema que você está usando. E a informação de que o sistema deve usar esta placeholder fica armazenada no banco de dados, tabela core_config_data, com path=”catalog/placeholder/image_placeholder“.

Outras observações

Se você optar por enviar suas próprias imagens de substituição, e caso esteja usando os padrões de dimensão do sistema no seu template/tema, otimize as imagens para os tamanhos:

Procure evitar ao máximo deixar seus produtos sem imagens, pois o cliente quer ter certeza de que está comprando o item da descrição, e a imagem ajuda a validar essa questão.

As imagens também podem ser fator decisivo na decisão de compra, então procure usar imagens de alta qualidade, com detalhes e diversos ângulos. Não basta falar que seu produto é bom, ele tem que parecer bom.

Na internet você encontra profissionais especializados em fotos de produtos para internet.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.