MENU

Comments (0) Administração, Magento

Opções Personalizadas nos Produtos

Opções personalizadas no Magento é uma funcionalidade que atende perfeitamente a exigência do mercado atual, para as empresas que pretendem oferecer algo a mais em seus produtos.

Seja esse diferencial a gravação de um nome (em roupas, acessórios, eletrônicos, impressos), o envio de textos (para gravar uma mensagem em um cartão de aniversário, uma mensagem de voz, etc), o envio de arquivos (fotos, documentos, audios), a escolha de sabores (pizzas, sucos, temperos, etc).

Muitas lojas virtuais “Top of Mind” já vem aplicando essa estratégia de marketing em seus produtos. Como a apple que grava o seu nome nos aparelhos que você comprar, ou a nike que além de personalizar a cor do seu calçado ainda grava o seu nome nele.

E a sua loja, seja pequena ou grande já pode fazer uso destas tecnologias de forma fácil e rápida – usando Magento.

Criando a opção

Bom, vejamos então o qual fácil é isso, comece acessando seu backend:

A última opção de menu à esquerda deve ser “Opções Personalizadas“. Agora a parte mais difícil é decidir que tipo de campo você quer disponibilizar no frontend.

Você tem campos do tipo “Data/Hora” que podem ser usados para personalizar um horário de entrega, ou data contato, etc.

Você tem campos do tipo “Selecionáveis” que podem ser usados para dar opções ao cliente. Assim ele pode marcar o que deseja incluir ou não. (ex.: ingredientes/sabores de pizza ou tipo de bônus)

Você tem campo do tipo “Arquivo” onde o usuário pode fazer o upload de arquivos pré-definidos por você (fotos, documentos, planilhas, áudios, vídeos, etc).

Você tem campos do tipo “Texto” onde o cliente pode digitar informações relevantes que serão usadas para personalizar o produto. (ex.: informar o nome, escrever um poema, frases para camiseta e canecas, etc.)

opcoes personalizadas

E para cada opção de campo você tem diferentes configurações. Mas independente do tipo de campo, você pode informar ainda se a escolha desta opção possui ou não acréscimo de valores no produto – interessante hein!?

O resultado

Assim que você salvar as opções personalizadas do seu produto, o mesmo já passa a apresentar no frontend – na página de detalhes do produto – estas opções.

opcao personalizada no frontend

Caso você queira personalizar o bloco de página que carrega essas informações, edite o arquivo options.phtml que fica em:

Mas não altere arquivos em base/default, faça uma cópia para default/default, ou para seu template/tema customizado.

Dica do Mestre

Tem muita gente que confunde opções personalizadas com produtos configuráveis. Pois o resultado visual – no frontend – são muito similares.

Então se você leu este post e pensou: “ótimo! posso vender camisetas coloridas assim, usando opções personalizadas“.

Sim. Você pode! Mas não é a configuração ideal se você precisa controlar o estoque destas camisetas.

Veja o post: Produto Configuravel

Opções personalizadas são perfeitas para situações que não exigem um controle de estoque – como os exemplos citados no inicio do artigo (escolha de sabores, envio de textos, de arquivos, gravação de nome, etc).

Dúvidas!? Use o fórum da Escola Magento.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.