MENU

Comments (0) Frontend, Magento

Preço Sob Consulta R$ **,**

Ocultar o preço do produto é algo extremamente desagradável para quem visita sua página (minha opinião). Afinal, se eu entrei na sua página e visitei o produto, é óbvio que eu tenho interesse, e quero saber o preço.

Mas então por que alguns sites escondem o preço do produto?

Bom, eu não sei. Provavelmente cada lojista tem uma resposta (desculpa!) diferente pra essa pergunta.

Grandes players do mercado

Sim, existem grandes lojas virtuais, líderes de mercado que usam essa estratégia. Eu já vi, e provavelmente você também já viu.

Na sua estratégia de marketing, você poderia ter diariamente um produto em super oferta, mas só exibir o preço promocional para quem se cadastrar no site. Dica! leia o post Preço Apenas p/ Usuários Cadastrados.

Outra situação, essa sim dos grandes players. É ocultar o preço dos produtos que estão sem estoque.

Quer saber se vale a pena repor o estoque? Esconda o preço e coloque a mensagem “sob consulta“. Assim você consegue medir (parcialmente) o desejo de compra dos seus visitantes por aquele produto.

Etapa 1 – A condição

Neste exemplo iremos ocultar o preço de apenas alguns produtos, dependendo da condicional imposta em nossa regra de negócio. Nessa situação, quando o estoque for igual a zero. Abra o arquivo:

Se você não encontrar este arquivo em default/default, faça uma cópia do arquivo que fica em base/default. Você encontra qualquer arquivo usando o Debug do Magento.

Encontre o código echo $this->getChildHtml(‘extrahint’) e insira abaixo dele o seguinte script:

Aqui neste exemplo eu escrevi “R$ Sob Consulta” apenas para agilizar e não perdemos o foco. Mas leia o post Tradução Estendida para saber como inserir textos/palavras de forma correta nos arquivos phtml.

Etapa 2 – O ocultamento

Agora vem a parte que realmente interessa. E com o código acima pronto, basta movermos o conteúdo a ser escondido para dentro do else.

Vamos começar pelo preço do produto. O código esta logo acima, basta mover o seguinte script:

E o bloco de código que vem logo abaixo é responsável pelo botão [ comprar ], e também deve ser movido para dentro do else:

Detalhe importante. Se o sistema estiver controlando o estoque dos seus produtos, e a quantidade for igual a zero, o botão [ comprar ] automaticamente é ocultado no sistema. Nesse caso você precisa esconder apenas o preço do produto.

E com isso você resolve o problema nas páginas de detalhes do produto. Algo muito próximo a isso deve ser feito no arquivo list.phtml – arquivo responsável por listar os produtos em forma de catálogo (tabela/lista).

Sem mais etapas

Se você ficou com dúvidas em como juntar os “pedaços”, assista ao vídeo post explicando o passo a passo. E se tiver outras dúvidas use o Fórum da Escola Magento.

Lembrando que essa é uma estratégia de marketing muito arriscada. E já que a única opção do cliente é entrar em contato, facilite a vida dele. Coloque um formulário de contato na página do produto que não possui preço.

Última dica, se isso fosse algo funcional e importante para conversão de vendas, a Magento Inc incluiria essa funcionalidade na configuração do sistema.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.