MENU

Comments (0) Administração, Magento

Nuvem de Tags Populares

Um recurso muito utilizado em blogs e pouco explorado em sites de comércio eletrônico, a nuvem de tags é um recurso que entra e sai de moda constantemente.

Nuvem de tags é uma lista de palavras-chaves que descrevem um produto, uma página, um conteúdo, uma pessoa, etc.

Na maioria das vezes são exibidas sem ordem definida, e com tamanhos variados. Por isso a denominação “nuvem”, e tags são as etiquetas – as palavras-chave. Cada tag se transforma em um link, que apresenta todos objetos que receberam a mesma etiqueta.

Em resumo, é um recurso que se bem utilizado pode se transformar em um rápido e poderoso mecanismo de busca no seu site.

A Tag é 2.0

Em 2004 vivenciamos uma mudança na forma de interagir com páginas e websites. A era da web 2.0 colocou muitos sites no esquecimento e tantos outros em foco.

A nuvem de tags é um recurso dessa web 2.0 que permite que os visitantes do seu site marquem seus produtos (e conteúdo) com as palavras-chaves que eles consideram mais apropriada.

E no Magento, sempre que alguém adicionar uma tag à um produto, você pode gerenciar pelo backend, controlando se a tag em questão corresponde ou não as expectativas do seu produto.

Também é possível que você lojista adicione estas tags aos produtos, para isso vá em:

Em um primeiro momento, você vai informar a palavra-chave da etiqueta, o status, e a base de popularidade, clicar em Salvar e Continuar.

Feito isso, então você seleciona os produtos que receberão a etiqueta desta tag e salva. Atualize a tela do produto e veja o resultado:

Você também pode visualizar as tags de cada produto, selecionando o produto e depois no menu a esquerda “Tags do Produto“.

No template padrão (default) do Magento, sempre que a coluna da esquerda for exibida, a caixa com “Tags Populares” será apresentada:

E se a pessoa clicar no link “Ver todos“, ainda é apresentada outra página com toda nuvem de tags do site:

Agora vejamos como o Magento controla isso no frontend.

O xml da tag

Como você pode observar pelo número de print’s que este post tem, as tags estão espalhadas por todo template. Então nada mais natural do que o sistema ter um xml para controlar apenas isso (as tags).

Ao abrir o arquivo você pode identificar vários blocos onde são carregados as informações de tags. E no diretório:

Nós temos várias páginas que são utilizadas nesse processo de apresentação:

E no arquivo styles.css procure pela classe .box-tags caso queira alterar o estilo das tags nas páginas.

Então pense numa estratégia interessante, e faça bom uso deste recurso da web 2.0.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.