MENU

Comments (0) Magento, O Básico

O Magento é Grátis?

Muita gente que deseja entrar no mundo do comércio eletrônico acaba se surpreendendo com o Magento. Como um sistema tão bom assim pode ser grátis? Onde está a pegadinha? Cadê a câmera escondida?

Não existe almoço grátis” – Milton Friedman

Já faz algum tempo, eu li o livro “FREE – Grátis, O Futuro dos preços” do autor Chris Anderson – que também escreveu “A Cauda Longa“.

Em “Free”, o autor mostra como grandes empresas oferecem produtos grátis e faturam milhões/bilhões e quais são as implicações disso.

A Magento Inc ganha muito dinheiro

Com o comentário anterior (sobre o livro) eu quis mostrar que esse assunto é extenso o bastante para desenvolver um livro, e não pretendo neste post abordar o tema com profundidade.

Mas vejamos algumas formas da empresa lucrar com sistema:

Isso sem contar nos investidores, e a compra da empresa pela eBay.

Não quero gastar 1 Real

Bom, se você não quer gastar 1 real para vender pela internet, eu sugiro que você utilize o MercadoLivre ou QueBarato! para realizar suas vendas.

O Magento é apenas o sistema que gerencia seu ecommerce, ou seja, é apenas uma peça no tabuleiro. Para vender pela internet é preciso um grande investimento de tempo, conhecimento, e recursos financeiros.

Mas sendo bem objetivo, você não paga nada para utilizar o Magento Community Edition. Pode entrar no site oficial, baixar sua versão, instalar em qualquer computador e começar a vender.

E as empresas que vendem Magento?

Cuidado com a confusão. As empresas e profissionais freelancers não vendem o sistema Magento, elas vendem os serviços relacionados a utilização do Magento.

Seja instalação, configuração, customização, otimização, treinamento, gerenciamento, divulgação, hospedagem, etc.

Mas ninguém pode gravar o Magento em um CD e vender pra você, isso caracteriza crime.

Quero fazer tudo sozinho

Ok. Você está no seu direito. Realmente não precisa pagar uma empresa ou profissional para fazer uso do Magento.

Se você for um especialista em Magento, vai economizar dinheiro, mas vai gastar seu tempo em vários processos de configuração/instalação/customização.

E se você não for um especialista? Então vai gastar muito, mas muito tempo aprendendo Magento. E a curva de aprendizagem é bem longa. E pra complicar, ainda faltam fontes de informação, ou seja, é difícil encontrar material para estudar e aprender.

O que vale mais a pena? Pagar uma empresa que possui profissionais qualificados e experientes, que vão colocar o sistema no ar em poucas semanas além do suporte e das garantias, ou estudar por vários meses, correndo atrás de informação, mendigando ajuda pela internet.

Só pra constar na sua tabela de comparações. Se uma empresa entrega a loja pra você em 2 meses, e você sozinho leva 12 meses para fazer tudo de graça… são 10 meses que você deixou de vender e se posicionar no mercado, e sozinho você não tem garantias de que vai mesmo aprender e finalizar o projeto.

Magento e o Comércio Eletrônico

Sim. Magento virou sinônimo de comércio eletrônico, mas na verdade se trata apenas de um sistema, uma plataforma ecommerce. Leia o post O que é Magento?

Para ter uma loja na internet você tem diversos outros custos, como:

Claro, isso resumidamente. Abrir um negócio online deve ser tratado com a mesma seriedade com que se abre um negócio offline, talvez até mesmo com mais atenção e cuidados.

O que eu recomendo

Isso depende do seu nível atual de conhecimento e de como está estruturado sua empresa.

Se você é uma empresa de tecnologia e quer vender Magento para seus clientes, primeiro aprenda a usar a ferramenta, não saia vendendo o sistema achando que pode aprender sob demanda. Estude muito, leia muito, treine sua equipe.

Se você é um profissional de tecnologia e quer trabalhar com Magento, saiba que existem dois caminhos naturais para o desenvolvimento, frontend e backend. Você pode prestar serviços tanto no desenvolvimento de templates quanto no desenvolvimento de módulos. E já adianto pra você, que seu conhecimento avançado em wordpress, drupal, ou joomla não lhe qualifica a trabalhar com Magento.

Se você é um empresário e quer abrir sua loja na internet, você pode…e eu até sugiro que você estude o Magento, para entender bem todas as funcionalidades nativas do sistema, e para saber como conversar com as empresas e/ou profissionais de desenvolvimento.

Se você já possui uma loja física em pleno vapor, é interessante agilizar o processo contratando uma empresa especializada Magento. Mas se abrir uma loja ainda está nos planos, você pode estudar a possibilidade de um desenvolvimento interno.

De qualquer forma, estudar é ponto fundamental em qualquer processo.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.