MENU

Comments (0) Magento, Solução de Problemas

Verificar Log do Sistema

Arquivos de log’s são muito úteis durante o processo de desenvolvimento do sistema para encontrar problemas, conflitos, e identificar falhas de funcionamento.

O Magento oferece 3 (três) controles de log’s:

1. Log de monitoramento de navegação. Ver post: Limpar tabela de Log’s.

2. Log de falha no sistema. Ver post: Error log record number.

3. Log de eventos e exceções. Que veremos neste post.

Por que eu deveria

Enquanto você está montando sua loja, desenvolvendo módulos, customizando páginas, instalando extensões, é muito importante que você monitore os eventos e exceções que ocorrem no seu sistema.

É muito comum as pessoas começarem a personalizar a loja inteira, e “do nada” algo para de funcionar como deveria, seja um cadastro de endereços, um meio de pagamento, ou avaliação de produtos.

Você pode estar com problemas/conflitos no código que não chegam a gerar uma falha de continuidade no sistema, e por isso não possui o famoso Error log record number. O que não significa que não existam erros.

Como usar

Assim que você instala o Magento o controle de log’s de eventos e exceções vem desligado. Pois não é algo essencial para o funcionamento do sistema.

Mas fundamental para quem está desenvolvendo. Por isso acesse:

E altere a opção Habilitado para “Sim” e clique em salvar.

habilitando o log

Veja ainda que você pode personalizar o nome dos arquivos. E abaixo do nome ele indica o diretório onde estes arquivos serão gerenciados.

Como ler

Agora que seu sistema está gerando arquivos de log, você pode acompanhar os arquivos para identificar possíveis problemas, basta acessar o diretório indicado:

Ambos os arquivos estarão listados system.log e exception.log.

Onde você pode usar o system.log para gerar um debug do código, com mensagens do tipo “metodo chamado e retornando valor X“. Ou ainda gerar um alerta do tipo “valor inválido para cálculo na assinatura do método“.

E o arquivo exception.log é onde os erros são monitorados. São erros similares aos gerados pelo Error log record number, a diferença é que eles não chegam a impedir o sistema de continuar funcionando. Exemplo:

Ele continua até o número #20, #30, #40 {main}. Mas o que interessa mesmo são as primeiras linhas.

E caso você não saiba interpretar a mensagem, copie a informação e leve para o fórum da Escola Magento para obter ajuda.

Usando o log

Se você é um desenvolvedor, pode utilizar os arquivos de log para debugar seu código. Basta utilizar o código abaixo:

A assinatura do método é esta:

A assinatura do método é esta:

Veja que é possível informar além da mensagem, um grau (level) de importância, o nome de um arquivo (file) para gravar o log, e se você deve forçar a gravação do arquivo mesmo com sistema de log’s desligado.

Quer outras dicas de como usar o arquivo de log para debug? Veja o wiki no site oficial (em inglês): Magento Debugging Tips.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.