MENU

Comments (0) Administração, Magento

Google Analytics no Magento

Quando você possui uma loja física fica “fácil” monitorar o que acontece no ambiente, pois você mesmo pode observar como os clientes se comportam, seus funcionários podem dar um feedback, você ainda pode contar com seguranças, câmeras de vigilância, etc. Mas e em uma loja virtual, como faz!?

Nesse caso precisamos de uma ferramenta de monitoramento que faça análise de todo fráfego que passa pelo site. De onde veem, que páginas visitam, quanto tempo permanecem no site, se iniciaram um pedido, se estão encontrando o que procuram, etc. E nessa situação podemos fazer uso do Google Analytics.

Google Analytics – é um serviço gratuito de monitoramento de páginas web, capaz de rastrear todas as ações que ocorrem no site. Obviamente o google oferece esse serviço de forma gratuita porque tem interesse em conhecer o comportamento dos seus visitantes e de indexar o conteúdo das suas páginas. Se o público gosta do seu conteúdo, ele se torna mais relevante para o google.

Obtendo uma conta

Primeira coisa que você deve fazer é acessar o site www.google.com/analytics e clicar em Criar uma conta.

criar conta google analytics

Ao acessar sua conta clique em Contas -> Nova Conta.

criar nova conta de monitoramento

Preencha as informações solicitadas e ao final clique em Obter ID de acompanhamento.

obter id de acompanhamento analytics

Vamos precisar desse ID para configurar o módulo no Magento. Apenas anote o número que deve se parecer com “UA-4230312-20” – não é necessário copiar o código javascript de acompanhamento.

Habilitando o módulo

Acesse o backend do Magento e navegue em:

No campo “Número da conta” você informa o ID da propriedade que obteve ao criar a conta no analytics.

habilitando google analytics no magento

Por fim, basta marcar “Sim” no campo Habilitar, para que o módulo do google analytics passe a funcionar na sua loja.

Verificando…

Não pense que assim que habilitar o módulo no Magento os gráficos e números do google analytics vão começar a pular na sua tela, não é bem assim que funciona.

Caso você precise fazer modificações no código de monitoramento do google, você pode acessar o arquivo:

Lembre-se de não alterar o arquivo em base/default, faça uma cópia dele para default/default ou então para seu template/tema customizado.

Após habilitar o módulo dê uma olhada no código-fonte da sua loja. Você deve encontrar um código semelhante a este:

script do analytics na pagina

Isso indica que o código de monitoramento foi carregado corretamente.

Agora basta acessar sua conta no google analytics para começar acompanhar os gráficos e estatísticas de acesso. Mas aguarde ao menos 24 horas para que o google colete informações sobre seu site antes de achar que fez alguma coisa errada e/ou que o código não está funcionando.

dados do intelligence analytics

Com estas informações em mãos, não existe mais desculpas para tomar decisões no “achometro”. Se você não sabe que decisões deve tomar, contrate alguém que saiba. Boas vendas!

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.