Oferecer frete grátis é uma estratégia muito comum em sites de comércio eletrônico. Mas se você é um gestor com experiência, sabe que não pode sair dando frete grátis para todos os produtos todos os dias à qualquer valor de compra.
Uma maneira de equilibrar essa balança de “custos x lucros” seria oferecer frete grátis acima de determinado valor de compra (ticket médio). Obviamente isso também vai funcionar como incentivo para que o cliente gaste um pouco mais e não tenha que arcar com o custo do frete.
O Magento já vem com módulo de Frete Grátis que pode ser utilizado de diversas maneiras, vejamos como isso funciona.
Entrega Grátis
Para habilitar o módulo de frete grátis devemos acessar:
Sistema > Configuração > VENDAS > Formas de Entrega [Entrega Grátis]
E os campos podem ser preenchidos da seguinte forma:
Habilitado – Para que o módulo seja apresentado no frontend você deve marcar “Sim“.
Título – O nome que identifica o grupo de frete a ser selecionado pelo cliente no frontend.
Nome do Método – Identificador do meio de entrega que pode ser selecionado pelo cliente no frontend.
Valor Mínimo do Pedido – É neste campo que você informa à partir de qual valor o frete grátis será uma opção de entrega ao visitante. Se você deixar em branco, o frete grátis será aplicado em qualquer situação, para todos os produtos.
Então baseado na sua estratégia de marketing informe um valor mínimo, algo como R$ 199,00 ou acima de R$ 99,00.
Os próximos 3 (três) campos trabalham juntos. “Mensagem de Erro Apresentada“, “Entrega Permitida para Países“, e “Entrega para Países Específicos“.
Se você decidir disponibilizar o frete grátis apenas para clientes do Brasil, pois o custo internacional seria muito alto. Então ao selecionar o Brasil como país específico, sempre que alguém de outro país tentar utilizar esta forma de entrega vai receber a mensagem de erro informada no campo “Mensagem de Erro Apresentada“.
Ordem – É a ordem de exibição do meio de entrega em relação as demais opções disponíveis na loja.
É só isso?
Para oferecer frete grátis acima de determinado valor, sim, é apenas isso. Agora se você quiser criar outras regras antes de liberar o frete grátis, como por exemplo: pertencer a determinada categoria ou grupo de clientes. Então você precisa ler o post Regras de Precos – Promoções.
Vale lembrar que se o cliente não atingir o mínimo necessário pra habilitar o frete grátis, nenhuma mensagem ou aviso será dado ao cliente. Por isso é importante que você dê opções ao cliente, veja o post Tabela de Cálculo – Table Rate para habilitar outros meios de entrega, e o post Blocos Estáticos para exibir uma mensagem no site alertando que o frete será grátis à partir de determinado valor.
Aliás, se você for desenvolvedor pode aproveitar o post Valores do carrinho de compras para calcular o “valor do carrinho x valor mínimo p/ frete grátis” e mostrar uma mensagem dinâmica no site, algo do tipo:
Gaste mais R$ 20 e ganhe frete grátis - clique aqui para ver os produtos que custam R$ 20 reais.
Seria muito interessante também simplificar a página que calcula o frete, para isso leia o post Calcular CEP Simplificado.
Caso você deseje calcular o frete também nas páginas dos produtos, leia o post premium Frete na Página do Produto. Isso vai deixar sua loja com uma aparência bem mais profissional.
Agora, será que existem outras formas de habilitar o frete grátis na loja? Com certeza que sim. Veja o que Eric Cavalcanti postou no blog MagentoBR – Frete grátis para produtos específicos.
Caso queira editar a página que carrega essas opções de frete, acesse:
app > design > frontend > base > default > template > checkout > cart > shipping.phtml
Mas não altere o arquivo em base/default, faça uma cópia para default/default, ou então para seu template/tema customizado.
Dúvidas? Use o fórum da Escola Magento.
Sucesso!