MENU

Comments (0) Administração, Destaques, Magento

Como Habilitar/Desabilitar Módulos

Acredito que todo mundo aqui já saiba que o Magento é um sistema modularizado, pois eu já falei isso no post O que é Magento?

E por ser um sistema mais que completo, e voltado para o mercado americano/europeu, existem muitos módulos que não são usados aqui no Brasil. Ou até mesmo que não temos interesse nenhum em utilizar.

Notificações do sistema

Para exemplificar, temos os alertas que são exibidos no painel de administração sempre que fazemos o login no backend.

Pode ser interessante manter essas notificações em um ambiente de desenvolvimento, mas em produção não faz muito sentido, na verdade só atrapalha. Principalmente se você vendeu o projeto e o cliente é curioso, já pensou se ele atualiza o sistema “sem querer” e os módulos perdem a compatibilidade?

Melhor prevenir do que remediar, acesse no backend:

Uma lista de módulos deve ser apresentada. Selecione “Desabilitar” para o campo “Mage_AdminNotification” e clique em Salvar.

Desligando Módulo de Notificação

Otimizando recursos

Muita atenção. Não saia desligando módulos à esmo. Faça sempre testes em um ambiente simulado.

Como você já deve ter imaginado, é possível desligar vários módulos e com isso melhorar o desempenho da loja. Pois ao desligar um módulo você libera o sistema de carregar configurações e rotinas (observers) necessários para manter o módulo ativo.

Exemplos de módulos que podem ser desligados (por falta de uso):

Uma dica simples, de uma funcionalidade pouco explorada da ferramenta, mas que pode fazer uma diferença enorme se combinado com outras tarefas de otimização e performance.

Atenção! Este é um recurso avançado do sistema, e estas configurações não são recomendadas para iniciantes.

Qualquer dúvida usem o Fórum Bragento.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.