MENU

Comments (0) Destaques, Magento, SEO

Como trabalhar com Título, Descrição, e Palavras-chaves no Magento

Uma das vantagens em usar o Magento é que ele foi projetado para ser amigável aos mecanismos de buscas, ou seja, ele atende as exigências SEO e assim sua loja consegue melhores posicionamentos nos resultados de buscas.

Algumas destas técnicas se baseiam na construção do código html, invisível aos olhos do visitante do seu site, porém importante para a construção das páginas. Que utilizam as tags: title, description, e keywords.

Esse post NÃO é uma aula sobre SEO, por isso não vou entrar em detalhes do quanto essas tags são (ou não) importantes e como afetam positivamente na promoção do seu site. Para saber mais sobre SEO eu indico a leitura do livro de Martha Gabriel – SEM e SEO: Marketing de Busca.

Código Html Gerado

Vamos ver como o Magento permite que você crie essas informações individualmente, gerando assim mais valor e relevância para cada página do seu site.

Configurações globais

Você pode criar uma configuração genérica no sistema, que vai refletir em todas as páginas do seu site. Veja em:

Veremos aqui os campos:

Título Padrão – Esse título será mostrado no navegador sempre que não existir um título nas suas páginas de navegação. Podemos falar que é um título “reserva”.

Título Padrão

Descrição Padrão – Funciona da mesma forma que o título, se suas páginas não tiverem uma descrição própria, esta descrição será utilizada. Esta descrição não chega a interferir visualmente nas suas páginas, mas podem ser usadas pelos mecanismos de buscas na hora de exibir seu site como resultado.

Descrição da Página

Palavras-Chaves Padrão – Segue a mesma lógica dos campos acima, se não forem informados nas páginas de navegação, então as palavras salvas neste campo serão impressas no código.

Houve um tempo em que esse campo (keywords) era muito importante, mas muita gente começou a abusar do seu uso, e hoje em dia quase não possui relevância alguma. Mas eu acredito que devemos dar atenção a toda e qualquer possibilidade de melhoria e otimização no site, por isso, não ignore este campo.

Poderíamos ainda fazer uso do Prefixo de Título e Sufixo de Título, para exibir antes e depois de cada Título uma palavra/frase padrão. Por exemplo:

Nesta guia [Cabeçalho HTML] é possível fazer outras configurações que não abordaremos neste post.

Páginas CMS

Cada página que você cria no CMS do Magento pode (e deve) ter seus valores customizados para title, description, e keywords.

Ao acessar uma página do seu CMS, você pode ver logo de cara, no primeiro campo de “Informações da Página” o “Título da Página” – que corresponde ao título que será exibido no alto do navegador (title).

CMS Título da Página

Os outros campos estão no menu “Meta Tags da Página“. Onde você informa a descrição da página e as palavras-chaves.

Categoria também

As categorias também são páginas importantes nesse processo, por isso podem ser customizadas da mesma forma. Acesse:

Ao criar (ou editar) uma categoria, não confunda os campos Nome e Descrição com os campos disponíveis mais abaixo: Título da Página, Descrição da Página, e Palavras-Chave.

Título Categoria

São estes três últimos que representam o title, description, e keywords da sua categoria.

Cada produto uma sentença

O mesmo cuidado da categoria deve ser tomado ao customizar as tags do produto. Pois a nomeclatura de alguns campos podem confundir na hora do cadastro.

Os campos “Nome” e “Descrição” preenchidos na guia [Geral] são usados na apresentação do produto em frontend.

E os campos “Título da Página“, “Descrição da Página“, e “Palavras-Chave” da guia [Meta Information] são usados nas tags title, description, e keywords do seu cabeçalho html.

Meta Information do Produto

Porém vale ressaltar que, se os campos em Meta Information não forem preenchidos, o sistema vai usar os campos “Nome“, “Descrição“, e “Categoria” para preencher as meta tags dinâmicamente, fazendo uma relação como:

Então na ausência dessas informações o Magento tenta improvisar para manter sua página relevante e bem informativa. Mas claro que uma intervenção bem realizada nos campos de Meta Information só vem trazer resultados ainda melhores na construção de suas páginas.

Sucesso!

Parceiros

Comments are closed.