Avaliações e Comentários de Produtos

Escrito por Mario SAM

Quer aumentar a credibilidade do produto e ajudar na decisão de compra dos seus clientes? Habilite a funcionalidade de comentários e avaliação dos produtos na sua loja Magento.

Eu não sei você, mas eu, como consumidor web tiro muito proveito e sou bem influenciado por essas avaliações e “experiências” de outros consumidores.

E não pense que um comentário negativo me faz desistir da compra. Não! Pelo contrário, isso ajuda a calibrar minhas expectativas com a realidade do produto. E claro, comentários positivos e muitas estrelas reforçam meu desejo de compra.

Os comentários

Por padrão os comentários de produtos estão liberados para qualquer visitante do site. Caso queira alterar o nível de permissão para que apenas usuários cadastrados tenham a liberdade de avaliar o produto, vá em:

Sistema > Configuração > CATÁLOGO > Catálogo [Comentários do Produto]

E no campo “Permitir comentários de visitantes” altere para “Não“.

permitir comentario visitante

No tema padrão (default) do Magento, os comentários podem ser criados ou acessados na página de detalhes do produto – entre o nome e o preço do produto.

avaliar um produto

Ao clicar em “Comentar” o usuário é levado ao formulário de opinião.

formulario de avaliacao

Mas não se preocupe, esse comentário ficará pendente até que um administrador aprove sua vinculação no frontend.

A censura

Como dito anteriormente, os comentários ficam pendentes até que um administrador revise e aprove as avaliações.

Utilize este recurso para corrigir frases ou palavras de má compreensão, e para retirar palavrões ou propagandas. Mas evite desaprovar uma opinião negativa sobre o produto. Para fazer este controle acesse:

Catálogo > Avaliações e Comentários > Comentários do Cliente > Comentários Pendentes

Uma lista de comentários pendentes deve ser apresentada:

comentarios pendentes

Você pode acessar comentário por comentário para fazer os devidos ajustes e decidir aprovar ou não. Também é possível aprovar ou desaprovar diversos comentários simultaneamente usando o botão “Ações” no alto da tabela.

As notas (estrelas)

Você deve ter reparado que alguns sites além de disponibilizar o formulário de comentários também exibem uma enquete de avaliação de 5 (cinco) pontos, geralmente em formato de estrelas – 1 estrela (não gostou) e 5 estrelas (adorou).

O Magento já traz em sua instalação 3 (três) tipos de avaliação: Preço, Qualidade, Aprovação.

Nota: do original em inglês - Price, Quality, Value.

Mas você precisa habilitar quais destes atributos deseja disponibilizar na sua loja, para isso acesse:

Catálogo > Avaliações e Comentários > Gerenciar Avaliações

Uma lista de atributos será mostrada. E você ainda tem a opção de criar novos atributos clicando no botão [+ Nova Avaliação] no alto da tela.

lista de avaliacoes

Digamos que você queira disponibilizar a “enquete” de qualidade do produto. Clique sobre a opção “Quality” e no formulário seguinte edite o título e selecione a visão de loja que este atributo deve ser exibido. (clique em salvar)

habilitar atributo avaliacao

Agora sempre que um visitante for deixar seu comentário, ele poderá também avaliar a qualidade do produto:

comente e avalie

Customizando

E com isso sua loja passa a ter uma interação maior com os usuários, além de promover o produto e aumentar a confiabilidade dos mesmos.

produto avaliado

Se ao invés de estrelas você prefere colocar corações(zinhos), ou carrinhos, ou polegares, que seja… basta acessar seu arquivo style.css e editar o background:

.rating-box .rating { background: url(../images/bkg_rating.gif) 0 100% repeat-x; }

Ou então acessar o diretório “images” do seu tema:

skin > frontend > default > default > images

E alterar a imagem do arquivo bkg_rating.gif. Em caso de dúvidas use o Fórum da Escola Magento.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.