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10 Ações para aumentar a receita de sua loja virtual

Quando você finalmente cria a coragem necessária para abrir um negócio, é natural que tenha grandes expectativas para ele, não é?

Pois bem, esse é um grande problema, porque na maioria das vezes, seus anseios não correspondem à realidade. Um dos primeiros sinais de que algo não está funcionando conforme planejado, é a queda do faturamento da loja virtual. Se isso acontecer, é preciso pensar em ações que irão reverter essa situação e, consequentemente, aumentar sua receita. Para te ajudar nessa missão, preparamos algumas dicas que irão te mostrar que, com um pouco de planejamento, é possível reverter esse quadro.

1. Defina seu público-alvo

Antes de qualquer coisa, é extremamente necessário definir seu público-alvo. Por que isso é importante? Bom, você precisa saber com quem está falando. A definição do tipo de cliente irá guiar suas ações, desde a linguagem que será utilizada até o layout de seu site. Além disso, as estratégias e ações de marketing também devem ser planejadas levando em conta o perfil de seu consumidor. Basicamente, tudo em sua loja deve ser pensado e planejado para esse público.

2. Tenha uma loja acessível

Muitos consumidores realizam suas compras através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Portanto, pensar em um design que não seja responsivo é praticamente impossível nos dias de hoje. Sua loja deve estar preparada para se adaptar a diferentes tipos de tela e também a navegadores mais antigos. Você não quer perder vendas porque seu site não funciona corretamente, não é?

3. Deixe seus produtos atrativos

Você conhece o ditado: a primeira impressão é a que fica. Por isso, invista em fotografias ou até em vídeos de qualidade, que consigam demonstrar as características dos seus produtos. Além disso, utilize as descrições dos itens para inserir informações relevantes para o cliente, como tamanho, material, cor e marca.

Esses pequenos detalhes irão deixar sua loja mais profissional, e darão a tranquilidade e segurança que o consumidor precisa para finalizar o pedido.

4. Tome cuidado com a segurança da loja

Algumas pessoas ainda têm receio em comprar online, pois precisam inserir seus dados pessoais durante o processo de compra. Para manter seu cliente seguro, é imprescindível a contratação de certificados de segurança e de empresas especializadas em antifraude. Certifique-se de que os selos dessas certificações estão em locais visíveis, assim, o consumidor se sentirá mais confiante e sua loja terá mais credibilidade.

5. Torne o processo de checkout mais simples

Ninguém gosta de passar muito tempo preenchendo dados que considera irrelevantes. Por isso, o checkout da loja deve ser o mais simples possível. Livre-se de campos desnecessários e preze pela rapidez e praticidade. Você não quer que o cliente se irrite com tantas perguntas e desista da compra, certo? Então, peça a ele apenas informações extremamente importantes.

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6. Tenha um SAC de qualidade

Existem diversas maneiras de oferecer um atendimento de qualidade, que vão desde chamar o cliente pelo nome, até o envio de mensagens no dia de seu aniversário. Se o consumidor é sempre bem atendido, tratado com respeito e consegue tirar todas as suas dúvidas, sua chance de voltar à loja para efetuar outra compra é muito grande.

7. Permita comentários sobre os produtos

Antes de adicionar um produto ao carrinho, muitos clientes costumam se basear na opinião de outros consumidores. Portanto, se a sua loja não tem um espaço para que os usuários possam fazer avaliações, providencie um imediatamente. Além de influenciar na decisão de compra, essa prática também melhora o SEO do site, pois as páginas são constantemente atualizadas, com conteúdos exclusivos.

8. Ofereça cupons de desconto

Oferecer cupons de desconto é uma prática comum entre as lojas virtuais e pode trazer ótimos resultados para a empresa. Provavelmente, você já repensou alguma compra ao receber um e-mail com algum bônus, certo? Isso acontece porque todo mundo se sente mais inclinado a comprar quando vê alguma vantagem. Esta é uma estratégia que ajuda a fidelizar os clientes e, consequentemente, aumenta as vendas.

9. Ofereça diferentes formas de pagamento

De acordo com o relatório WebShoppers 2016, divulgado pela empresa E-bit, 73,5% dos pagamentos de 2015 foram realizados via cartões de crédito, 19,6% via boletos bancários e 7% através de outros métodos. Por isso, é essencial oferecer diversas opções ao cliente, para que você atenda a todos os gostos e não perca nenhuma venda.

10. Elabore um bom plano de marketing

Com estratégias sempre focadas em seu público-alvo, invista em redes sociais, blogs e até em portais de notícias que sejam relevantes para o seu segmento. Ao final de cada ação de marketing, é importante medir os resultados para saber quais são as campanhas que estão trazendo o retorno financeiro esperado.

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* Artigo escrito por Carolina Ignaczuk, responsável pelo conteúdo da Signativa.

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