Exibir Preço com Número de Parcelas

Escrito por Mario SAM

No Brasil é comum as pessoas comprarem um produto e parcelar seu pagamento em duas ou mais vezes. Então é habitual as lojas apresentarem os preços fracionados e o número de parcelas disponíveis.

Mas quem usa o Magento já percebeu que o sistema não dispõem desse recurso para parcelamento de preços. Isso porque o Magento foi criado para o público americano e europeu, que não possuem essa cultura de pagamento parcelado.

Vou apresentar nesse post uma solução simples, que pode ser usada como base para criar algo mais complexo no futuro. Neste exemplo irei mostrar como criar um atributo e como manipular o mesmo nas páginas de navegação em frontend.

O atributo parcelas

A primeira coisa que devemos fazer é criar o atributo, para em seguida vincular este novo campo ao grupo de atributos. Então no seu backend vá em:

Catálogo > Atributos > Gerenciar Atributos [ Adicionar Atributo ]

A idéia é criar um campo que esteja disponível para cada produto cadastrado, já que o número de parcelas pode variar conforme o preço do produto.

Preenchimento dos campos (sugestão):

Código do Atributo: parcelas

Escopo: Todas as Lojas

Formato do Campo p/ Lojista: Campo Texto

Valor Padrão: 1

Valor Único: Não

Campo Obrigatório: Sim

Validação de Campo p/ Lojista: Número Inteiro

Aplicar Para: Todos os Tipos de Produtos

No menu a esquerda “Gerenciar Descrição/Opções” informe a descrição deste novo campo como “Parcelas“. Os demais campos não precisam ser alterados/preenchidos. Clique em [ Salvar Atributo ].

Atualize a tabela de índices ao criar um novo atributo.

O grupo de atributos

Depois que você cria um atributo, ele fica “solto” no sistema, sem fazer parte de nenhum grupo. Então você precisa associar este novo atributo a um grupo de atributos (um segmento de produto). Para isso vá em:

Catálogo > Atributos > Gerenciar Grupo de Atributos

Inicialmente temos apenas o grupo “default“, mas você pode ter um grupo pra cada segmento de produto (por características). Importante associar este novo atributo a todos os grupos que possuem parcelamento de preços.

Ao selecionar um grupo, você visualiza duas colunas. A coluna da direita possui todos os atributos NÃO associados ao grupo. E a coluna da esquerda o grupo com seus atributos.

Basta você clicar e arrastar o atributo da direita para esquerda e depois salvar.

O produto

Ao criar um produto ou editar um já existente, você pode inserir ou alterar o valor do atributo Parcelas.

Escolha um produto e coloque um número de parcelas acima de 2 (dois) para poder realizar os testes a seguir.

Exibindo as parcelas

Sempre que carregamos uma página com detalhes do produto o preço é exibido. Então vamos aproveitar essa funcionalidade e adicionar o número de parcelas e as prestações. Para isso abra o arquivo:

app > design > frontend > default > default > template > catalog > product > price.phtml

Como eu sei que arquivo devo alterar? Leia o post Qual arquivo alterar – Debug em Frontend.

Se não encontrar este arquivo faça uma cópia do arquivo em base/default e mova para default/default antes das alterações.

No final do arquivo, depois de todos os códigos, você adiciona o seguinte script:

getData('parcelas');
echo '

Parcele em até '.$vezes.'x sem juros
'; for ( $i=1; $i <= $vezes; $i++ ) { echo ''.$i.'x de '.$_coreHelper->currency($_product->getFinalPrice()/$i, true, false).'
'; } echo '

'; ?>

Exibindo mais que parcelas

A partir do exemplo acima, você pode incrementar o código e adicionar outros elementos, como por exemplo adição de juros, ou condições especiais para descontos, etc.

Lembrando que o código apresentado é apenas um EXEMPLO, um ponto de partida para você começar a desenvolver sua própria solução. Ficou com dúvidas? Use o Fórum da Escola Magento.

Evite inserir textos nos arquivos phtml, para isso use o translate.csv como mostrado no post Tradução Estendida. E para formatar os textos utilize sempre folhas de estilos “styles.css” do seu tema.

Você pode reutilizar esta dica para inserir o número de parcelas nas páginas de listagem do catálogo, utilize a dica do Debug e descubra quais arquivos alterar.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.