Listar produtos por relevância

Escrito por Mario SAM

Quer gerar mais valor para seu usuário? Uma maneira seria re-organizando a ordem de exibição do seu catálogo para promover produtos mais relevantes para seus consumidores.

Apesar de ser um processo simples e rápido de ser feito, ao mesmo tempo parece ser algo obscuro e pouco utilizado. Então vejamos abaixo como listar os produtos no seu frontend na ordem que você deseja exibir inicialmente.

Mas antes…

Primeiro preciso esclarecer alguns pontos sobre a tradução deste termo para o português. No idioma oficial (inglês) existem dois termos para representar o mesmo campo: Position e Best Value.

Na primeira vez que eu traduzi o Magento, eu passei os dois termos acima para “Relevância“. Depois de algumas revisões eu mudei para “Melhor Preço“. Em outra revisão decidi alterar para “Posição“. Por fim resolvi que “Relevância” é a melhor adaptação e com melhor significado para estes dois termos.

Se sua tradução está diferente, faça atualização do seu pacote agora: clique aqui.

Relevância é o padrão

Por padrão, assim que instalamos o Magento a ordem de listagem do seu catálogo será por relevância mesmo. Conforme você pode conferir em:

Sistema > Configuração > CATÁLOGO > Catálogo [Frontend]

O campo “Listando Produtos pela Ordem” define em que ordem seu catálogo irá exibir os produtos.

Para mais detalhes leia o post: Alterando a ordem de exibição dos produtos

A posição da sua relevância

Sabendo disso vamos agora organizar a apresentação do seu catálogo, para isso acesse:

Catálogo > Categoria

Escola uma categoria no menu à esquerda em seguida selecione a guia “Produtos da Categoria“.

ordemrelevancia

Basta informar a ordem de exibição na coluna à direita, onde o número “1” representa o primeiro item no alto à esquerda da sua apresentação. Basta salvar a categoria para que as alterações sejam aplicadas imediatamente no frontend da sua loja.

Exclusividade da categoria

Sim, você pode definir um tipo de listagem por categoria, ou seja, definir que a categoria A será listada pela ordem de Nome, enquanto a categoria B será listada pela ordem de Preço, e a categoria C será listada pela ordem de Relevância.

Para isso acesse sua categoria, e clique na guia [Opções de Exibição]. Você vai encontrar os campos:

Ordem de Listagem Disponível p/ Produto – Informa quais opções de ordenação o usuário vai dispor nesta categoria.

ordens de listagem disponivel na categoria

Ordem de Listagem Padrão p/ Produto – Caso você não queira usar a ordem de listagem padrão de todo o sistema, poderá informar qual atributo será utilizado exclusivamente nesta categoria.

ordem de listagem da categoria

Uma funcionalidade esquecida ou negligenciada por muitas pessoas, e que pode trazer grandes benefícios para suas vendas se bem utilizada.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.