Navegação em Camadas

Escrito por Mario SAM

Todos os grandes sites de comércio eletrônico utilizam a funcionalidade de navegação em camadas para que seus visitantes possam filtrar os resultados de pesquisa e encontrar o que procuram.

Chamamos de navegação em camadas porque o usuário é capaz de eliminar – através de filtros – todas as opções que não lhe interessam, ficando assim com apenas uma faixa muito específica de produtos.

E qualquer pessoa que utilize o Magento pode ter essa funcionalidade aplicada rapidamente à loja, vejamos como fazer.

A Categoria

Como foi dito acima, a navegação em camadas serve para filtrar o conteúdo que é apresentado nas categorias e nos resultados de busca, ou seja, página inicial com produtos em destaques não se encaixam nesse perfil.

E como o Magento permite configurações individuais por categoria, essa funcionalidade também pode estar presente apenas nas categorias que você desejar, para isso acesse no seu backend:

Catálogo > Gerenciar Categorias

Clique sobre a categoria que você deseja tornar navegável, em seguida clique sobre a guia [Opções de Exibição].

habilitar filtro de navegacao

Logo no início das opções você encontra o campo “Navegável“, basta alterar para “Sim“, salvar, e ver o resultado no frontend.

O Resultado

De início, o primeiro resultado que você vai encontrar para filtrar as camadas de navegação, é o atributo “preço“. Onde o próprio sistema vai criar as faixas de preços que o cliente pode selecionar.

menu de navegacao com filtros

Mas como o sistema decide quais campos irão aparecer (ou não) como filtros nesse menu lateral? Aí que está! Ele não decide, é você quem informa isso através de configurações.

Novos filtros

Você provavelmente reparou que “preço” é um atributo do produto, e que os outros campos que você deseja inserir como filtros no menu, também são todos atributos do produto (como cores, tamanhos, marcas, etc).

Então nada mais natural do que fazer essas configurações em:

Catálogo > Atributos > Gerenciar Atributos

Escolha o atributo que deseja adicionar aos filtros, por exemplo “color“. E na guia [Propriedades do Frontend] você encontra as opções:

Utilizar Navegação em Camadas e Utilizar Navegação em Camadas nos Resultados de Busca.

Onde você pode informar se o atributo será ou não listado como filtro se possuir (ou não) resultados.

Basta salvar as configurações, limpar o cache, e ver o resultado no frontend.

Sucesso!

O Autor

Mario SAM

Desenvolvedor Magento com certificação M1 Developer e M1 FrontEnd Developer. Graduado em Web Design e Programação, pós-graduado em Gestão de Projetos e TI. Não sou matemático mas estou aqui para somar.